PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Bactérias podem aumentar produtividade da canola


Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Fepagro (RS) - 14 mar 2012 - 08:52 - Última atualização em: 15 mar 2012 - 23:33

A associação entre a canola e as bactérias que vivem na planta pode aumentar a produtividade desta cultura. Estudo inédito realizado com a participação de pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) conseguiu identificar microorganismos eficientes em promover o crescimento da planta. O artigo pode ser lido na íntegra, por assinantes, neste link (em inglês).

Utilizada para a fabricação de óleo para consumo humano, o cultivo da canola também é importante por seu potencial na produção de biodiesel e de rações. O Rio Grande do Sul responde por cerca de 65% da produção nacional de canola.

O estudo mostrou que quatro bactérias aumentaram o nível de potássio e fósforo na canola e uma aumentou o nível de nitrogênio. As plantas foram acompanhadas por 36 dias além da germinação das sementes. As bactérias foram capazes de aumentar em cerca de 40% a massa seca da planta, conforme artigo publicado na última edição da revista Applied Soil Ecology. Massa seca é a fração sólida que resta depois que a água é retirada de uma amostra vegetal.

O aumento da produtividade da soja relacionado à cooperação entre a planta e microorganismos já era conhecido da comunidade científica, mas esse é o primeiro trabalho que mostra esse incremento na cultura da canola.

O trabalho contou com a participação dos pesquisadores da Fepagro Anelise Beneduzi, Bruno Brito Lisboa e Luciano Kayser Vargas (diretor técnico da fundação), que atuaram em parceria com Roberto Farina, Adriana Ambrosini, Samanta de Campos, Luciane Passaglia, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Volker Wendisch, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. Farina é orientado de doutorado de Passaglia e Kayser.

O trabalho agora deverá passar a etapas posteriores. Ainda em 2012 estão previstos testes de campo das sementes na lavoura. Além disso, serão realizados estudos microbiológicos para conhecimento do DNA das bactérias.
Clarice Gontarski Speranza

Tags: Canola