PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Produção e consumo

Execução de contratos de biodiesel fica abaixo da média pelo 2º bimestre


BiodieselBR.com - 29 jul 2024 - 17:21

Entre os meses de maio e junho, as usinas de biodiesel reportaram terem entregado um pouco mais de 1,44 milhão de m³ às distribuidoras. Dessa forma, o nível de execução dos contratos que haviam sido fechados prevendo entregas ao longo deste período foi um pouco menor que 96,9%. Esse foi o segundo bimestre seguido em que o percentual ficou abaixo da média que a cadeia do biodiesel vem apresentando desde que o atual sistema de comercialização foi implementado em 2022.

Nos 15 bimestres que se passaram desde o fim do sistema de leilões de biodiesel, o nível de entregas está em 99,5% – uma performance bem melhor do que os 94,8% dos leilões. Desde que o B14 foi implementado em março último, contudo, a cadeia não tem conseguido manter o nível de execução dos contratos.

O volume de biodiesel que saiu das usinas no 3º bimestre (3B) garante a venda de 10,3 milhões de m³ de óleo diesel B. Embora o mercado ainda não tenha acesso aos dados finais do bimestre, esse volume parece não ser suficiente para cobrir toda a demanda.

Os números preliminares apontam que as distribuidoras movimentaram 11,3 milhões de m³ de diesel no 3B. Isso exigiria um pouco mais de 1,55 milhão de m³ de biodiesel puro para cobrir toda a demanda do mercado nacional. São 106,4 mil m³ de B100 além do volume que foi efetivamente entregue nos últimos dois meses.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR