PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Exportação

Exportações de óleo de soja voltam a ganhar tração em março


BiodieselBR.com - 16 abr 2024 - 16:43

Depois de um primeiro bimestre relativamente fraco com menos de 99 mil toneladas embarcadas, as exportações brasileiras de óleo de soja voltaram a ganhar tração em março. Segundo os dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as vendas do derivado para o exterior beiraram as 143,6 mil toneladas – alta de quase 350% em relação ao mês anterior.

A Índia foi o destino da maior parte desse óleo com 134 mil toneladas – 93,3% do total – embarcadas rumo ao país mais populoso do mundo.

Apesar desse número vistoso, o volume embarcado segue abaixo do que foi registrado nos meses de março de 2022 e 2021 quando a redução na mistura de biodiesel fez com que as esmagadoras brasileiras se voltassem para o mercado internacional.

Ainda assim, os exportadores não fizerem feio, abrindo uma vantagem de 13,1% sobre o volume médio nos últimos 10 anos – 2023 a 2014 – quando as vendas de óleo de soja para destinos fora do país ficaram um pouquinho abaixo de 127 mil toneladas. Se fecharmos o zoom um pouco mais e ficarmos apenas com os últimos cinco anos – o que aumenta o peso do pico exportador dos últimos dois – o último mês volta a tocar a linha média.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR