PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Conferência BiodieselBR

[CBBR 2023] A comercialização do biodiesel


BiodieselBR.com - 19 out 2023 - 11:07

Não faz nem dois anos que a cadeia de biodiesel deixou para trás de si o sistema de leilões públicos e caiu de cabeça no mercado de livre contratação. A mudança ainda está sendo digerida pelos atores que ainda tentam definir a rota mais segura para navegar na nova realidade. E não são poucos os que cobram ajustes.

Ajudar o público a encontrar seu norte foi o objetivo do painel “As Mudanças Tributárias, o Comércio de Biodiesel e o Aperfeiçoamento do Sistema” da Conferência BiodieselBR 2023 que reuniu o vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt; o diretor jurídico da Brasilcom, Carlos Germano; o superintendente de Distribuição e Logística da ANP, Diogo Valério; e o gerente de biodiesel da Raízen, André Bispo.

Variáveis

Embora considere que o setor esteja conseguindo vencer as dificuldades criadas pelo novo modelo de comercialização de biodiesel, o vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt, ainda acredita que o mercado não tenha chegado ao ponto de maturidade para avançar em algumas das frentes que foram abertas pelo novo modelo de negociação de biodiesel. É o caso, por exemplo, da contração entre usinas e distribuidores por prazos maiores do que dois meses.

“Eu não vejo o mercado maduro o suficiente para [fechar] contratos de longo prazo. São muitas variáveis sobre as quais não temos nenhum controle... de quebras de safra causadas pelas mudanças climáticas até a geopolítica. Não conseguimos incluir isso nos contratos”, opina acrescentando que esse nível de complexidade torna difícil pensar em contratos que tenham prazos realmente longos.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR