PUBLICIDADE
padrao padrao
Política

Setor de biodiesel reage a pressões por abertura de mercado para importações


BiodieselBR.com - 21 jan 2026 - 09:58

Nem bem começou o ano, e a cadeia do biodiesel está envolvida numa nova queda de braços. Dessa vez, a disputa está se dando em torno da possível abertura do mercado brasileiro para as importações. Ontem (20), um grupo de entidades empresariais ligadas aos fabricantes do biocombustível e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) publicaram notas se opondo à medida que está sendo analisada pelo governo federal.

Os textos se contrapõem a uma manifestação divulgada nesta sexta-feira (16) por um grupo de 7 entidades  empresariais que defendem a abertura. Segundo elas, a entrada de produto importado “contribuiria para a disciplina competitiva na formação de preços do diesel B” e reduziria “riscos associados à sazonalidade de matérias-primas, paradas de plantas, eventos climáticos e restrições logísticas”.

Para a FPBio, as importações podem “desregular o mercado” comprometendo a previsibilidade para as empresas do setor e desestimulando novos investimentos. “Atualmente, a capacidade instalada do setor opera com ociosidade próxima a 50%, o que evidencia que não há risco de desabastecimento que justifique a abertura do mercado ao produto importado”, diz o texto assinado pelo deputado federal Alceu Moreira, que preside a bancada composta por 197 parlamentares.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR