PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

ANP abre consulta sobre nova especificação do querosene de aviação


BiodieselBR.com - 01 fev 2021 - 16:37

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está se preparando para reformular a especificação dos combustíveis de aviação usados no Brasil. O processo de consulta pública que vai coletar subsídios para refinar a nova resolução da agência reguladora foi aberta nessa segunda-feira (01).

A meta dessa revisão é abrir o mercado brasileiro para o uso de outros combustíveis de aviação. Embora seja bastante recente a especificação atual –Resolução ANP 778/2019 – só admite o uso do chamado JET-A1 no mercado brasileiro. Com a nova regra seria possível comercializar também o chamado JET-A que já é amplamente usado no mercado internacional.

A principal diferença entre os dois produtos está no ponto de congelamento. O JET-A1 congela a -47ºC enquanto o JET-A congela a -40ºC.

Segundo a diretora da ANP, Simone Araújo, a demanda partiu de associações internacionais de transportes aéreos com o objetivo de aumentar a competição e, consequentemente, o custo do combustível de aviação no mercado nacional.

Cálculos do mercado indicam que a liberação pode reduzir até 0,6% dos gastos com combustíveis.

As partes interessadas em apresentar sugestões tem até o dia 18 de março para encaminhar suas propostas. A audiência pública está marcada para acontecer no dia 26 de março.

As informações a respeito do processo de consulta pública podem ser acessadas clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com