Produção e consumo

Usinas fabricaram 840 mil m³ de biodiesel em agosto; ANP corrige número de julho


BiodieselBR.com - 24 set 2024 - 18:47

As usinas de biodiesel vêm pisando com força no acelerador desde a implementação do B14. No mês de agosto, o volume fabricado atingiu a marca inédita de 840,4 mil m³, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De março até agora – pelo menos depois que os números de julho foram corrigidos –, maio foi o único mês que não fechou com um novo recorde de produção.

E poderia até ser melhor. A produção das usinas simplesmente não tem dado conta de acompanhar toda a demanda das distribuidoras. Desde que o óleo diesel B consumido no Brasil passou a conter 14% de biodiesel, o balanço entre oferta e demanda tem ficado no vermelho em aproximadamente 140,4 mil m³.

No acumulado do ano, o déficit recua para pouco mais de 100,7 mil m³, depois de acrescentados os 39,7 mil m³ de saldos positivos que ficaram do primeiro bimestre.

Vão menor

O vão entre oferta e demanda, contudo, vem se estreitando. Dados preliminares da ANP apontam que, em agosto, as distribuidoras movimentaram um pouco mais de 6,1 milhões de m³ de óleo diesel, fazendo com que a demanda do mercado interno ficasse em aproximadamente 838,5 mil m³. Com os 7,73 mil m³ que foram exportados no período, a demanda chega a 846,2 mil m³.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR