PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Produção e consumo

Déficit de biodiesel beirou os 100 mil m³ em janeiro


BiodieselBR.com - 06 mar 2025 - 15:03

Foi ainda pior do que se imaginava. Fechadas as contas das distribuidoras para o mês de janeiro, o mercado nacional movimentou mais de 5,29 milhões de m³ de óleo diesel – alta expressiva de 3,8% sobre o volume apurado em janeiro do ano passado –, o que faz deste o melhor começo de ano para o segmento na história. Em tempos ‘normais’, isso faria os fabricantes de biodiesel abrirem um sorriso de satisfação em antecipação a mais um ano de alta nas vendas. Nesta quadra da história, no entanto, o sentimento mais apropriado é de ‘preocupação’.

Isso porque a divulgação dos números finais da ANP alarga ainda mais o – já gritante – déficit entre a produção das usinas e a demanda das distribuidoras. Menos de uma semana atrás, os dados preliminares indicavam que a produção havia ficado 84,3 mil m³ aquém do necessário para empatar o jogo. Agora, o número final já passa dos 99,8 mil m³.

Em janeiro, as usinas reportaram a produção de 626,1 mil m³ de B100. Esse volume teria sido suficiente para garantir a venda de 4,47 milhões de m³ de B14, frente a uma demanda superior a 5,18 milhões de m³ (já descontadas as vendas de diesel marítimo do período). Isso coloca em dúvida o nível de mistura de mais de 713,3 mil m³ de óleo diesel B.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR