PUBLICIDADE
wide_generico wide_generico
Informações

S&P Global: biocombustível rodoviário atingirá teto até fim da década, aéreo decola


BiodieselBR.com - 09 set 2024 - 16:50

Desde que os biocombustíveis fizeram sua entrada no mercado mundial de energia, os transportes terrestres têm sido 'o' nicho de mercado para eles. Segundo estimativa da S&P Global Commodity Insights, dos 175 milhões de m³ consumidos mundo afora no ano passado, perto de 99% foram para movimentar veículos e equipamentos que circulam principalmente por rodovias. Mas isso está prestes a sofrer uma verdadeira guinada.

Um levantamento publicado pelo braço da S&P Global, que se dedica a acompanhar os mercados globais de energia e de commodities, aponta que, até o final desta década, a demanda anual por biocombustíveis nos transportes terrestres deve atingir o teto de 222,8 milhões de m³. Depois disso, o consumo deverá se estabilizar por outra década para, então, começar a perder força conforme outras opções de motorização – como veículos elétricos e/ou a hidrogênio – começarem a conquistar parcelas maiores de um mercado que hoje é dominado pelos combustíveis líquidos.

Isso não significa que esse mercado vai desaparecer. Os transportes terrestres ainda levarão a maior fatia da produção de usinas e biorrefinarias. Em 2050, o setor ainda demandará cerca de 199 milhões de m³ – aproximadamente 60% – frente a um total de quase 332 milhões de m³ que serão consumidos. Mas o protagonismo deverá passar para outros segmentos de mercado, especialmente o aéreo, que irá puxar a demanda.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR