ANP reestabelece sistema RenovaCalc
Passados mais de quatro meses, a ANP continua trabalhando no rescaldo do ataque hacker sofrido no começo de maio passado. Foi só nessa última sexta-feira (07) que os técnicos da agência conseguiram reestabelecer o Sistema RenovaCalc.
Além de trocarem suas senhas, os representantes dos fabricantes de biocombustíveis e das firmas inspetoras responsáveis pelo processo de certificação das usinas terão 30 dias para regularizar processos que estejam com pendências e a emissão dos certificados de produção eficiente de biocombustíveis definitivos.
Desde o ataque hacker 32 fabricantes tiveram certificações aprovadas ou renovadas pela ANP.
Certificação
O certificado de produção eficiente é um documento que atesta quanto gás carbônico o produto de um determinado fabricante emite a menos do que o combustível fóssil que substitui e qual é o percentual de sua produção atende aos critérios de elegibilidade do RenovaBio.
São esses os dois fatores que definem a quantidade de Créditos de Descarbonização (CBios) que uma usina pode emitir.
Para minimizar os efeitos do problema, desde o final de agosto a ANP vinha permitindo a apresentação dos documentos necessários para a certificação fossem encaminhados por meio de seu Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com