PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Mapa e Aprobio discutem proposta para retomada da mistura de biodiesel


BiodieselBR.com - 09 fev 2023 - 10:46

Representantes da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) apresentaram ao titular da pasta da Agricultura, Carlos Fávaro, uma proposta para a retomada da mistura de biodiesel ao óleo diesel mineral. A reunião foi realizada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na tarde dessa terça-feira (07).

A entidade que representa 9 fabricantes de biodiesel sugeriu ao ministro que a mistura obrigatória passe dos atuais 10% para 12% a partir de março e tenha crescimento gradual até 2024 quando chegará a 15%.

“Essa é uma matriz muito importante, terá todo nosso apoio para que possamos fortalecer a economia verde e a bioeconomia brasileira”, disse Fávaro ao final do encontro apontando que a produção de biodiesel cria incentivo o esmagamento de soja pela indústria nacional o que, consequentemente, aumenta a oferta de farelo no mercado interno gerando impactos positivos sobre os preços das rações animais e das carnes.

Turnê

Nas últimas semanas, o setor de biodiesel vem reforçando sua presença em Brasília.

Ao longo da semana passada, representantes das três principais associações do setor – Abiove, Aprobio e Ubrabio – se reuniram com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira e com o vice-presidente e titular da pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A pauta de ambas as reuniões foi uma só: a definição de um cronograma que permita a normalização da política de mistura obrigatória que se encontra reduzida desde maio de 2021. A mistura – que deveria ter chegado a 14% em março do ano passado – está em 10% e deve ficar nesse mesmo patamar até o começo de abril quando o mandato já deveria ter chegado a 15%.

A definição sobre as mudanças na mistura deve ser aprovada no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do qual o Ministério da Agricultura e Pecuária faz parte.

Além das reuniões dos últimos dias, o setor recebeu ainda o apoio do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que declarou apoio ao B15.

Avançados

Além de discutir a situação da indústria do biodiesel, os representantes da Aprobio também pediram apoio ao ministro para a criação de um programa nacional dos chamados biocombustíveis avançados, especialmente o diesel verde e o bioquerosene.

O tema foi colocado na mesa pelo diretor do Conselho da Aprobio e presidente da BSBios, Erasmo Carlos Battistella. O empresário lembrou que o Brasil é signatário de acordos da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês) que preveem a redução das emissões de carbono pelas empresas do setor aéreo e, portanto, vai precisar passar a usar bioquerosene a parir de 2027.

“Essa é uma necessidade. O Brasil é signatário do Acordo de Corsia e, a partir de 2027, vai ter a necessidade desse produto, e essa é uma grande oportunidade para o Brasil aumentar a produção de biocombustíveis”, disse Erasmo.

A BSBios de Erasmo está investindo na instalação de uma biorrefinaria com capacidade para fabricar 20 mil barris de diesel verde e bioquerosene no Paraguai.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do MAPA