Comissão de Agricultura discute a Moratória da Soja
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (25) a Moratória da Soja, iniciativa que busca eliminar o desmatamento da cadeia produtiva da soja na Amazônia.
A audiência será realizada no Plenário 6, a partir das 10 horas, a pedido da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Diversos produtores de soja e gestores do setor foram convidados para participar do debate.
Como funciona?
O princípio da moratória, ensina a deputada, seria não comprar milho ou soja de propriedades dentro do bioma amazônico que tenham sido desmatadas após julho de 2008, "ignorando mesmo aquelas áreas onde a abertura de áreas foi legalizada pelo Código Florestal", acrescenta.
Um sistema de checagem via satélite monitora o corte da mata, o produtor que desmata é identificado e vai para uma lista negra. "E as trades não podem mais comprar a produção daquela propriedade", explica.
Aumento da desigualdade
Coronel Fernanda afirma que a Moratória da Soja busca proteger a floresta, mas acaba estagnando o desenvolvimento dos municípios.
"Ela cria uma divisão no campo econômico. Isso não só aumenta a desigualdade social e regional, mas também ameaça o direito de propriedade e o progresso econômico do nosso País", reclama.