Novos cenários e perspectivas para o biodiesel são apresentados em Pernambuco
Nesta segunda (03) e terça (04), os novos cenários e perspectivas para o Brasil em relação aos biocombustíveis serão discutidos no II Seminário de Biodiesel em Pernambuco. O evento, que acontece no Mar Hotel, no Recife, é promovido pela Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) e conta com a participação de autoridades nacionais em bioenergia e biocombustíveis, como o professor da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Donato Aranda, o coordenador do Programa de Biodiesel da Petrobras, Ulisses Soares, e o assessor da Casa Civil nas áreas de Energia e Biocombustíveis, José Honório Accarini. As inscrições podem ser feitas pelo site www.apcagronomica.org.br/seminario2010.
Ao todo, duas conferências, cinco painéis e uma seção de pôsteres estão programados para os dois dias de evento, que reunirá empresários, pesquisadores, estudantes e gestores de órgãos executores de políticas públicas dirigidas ao setor de biocombustíveis, além de outros interessados no assunto. Dentre os temas das palestras estão “Programa Nacional de Biodiesel, Cenário Atual e Perspectivas”, “Matérias-Primas Alternativas e Opções Tecnológicas”, “Realidade socioeducacional e Experimentação Agrícola” e “Meio Ambiente, Crédito de Carbono e Qualidade de Vida”. Mais de 20 conferencistas participam dos debates.
Além de trazer à discussão o atual cenário que envolve os biocombustíveis no País, o evento também possibilitará uma avaliação das ações traçadas na primeira edição do Seminário, realizado em 2008. Na ocasião, foi publicado relatório com 83 recomendações a serem implementadas pelos poderes competentes, através de políticas específicas para o biodiesel, além de traçado um plano de ações a serem executadas para garantir um planejamento racional das políticas de implementação do Programa Biodiesel em Pernambuco e sua interface com o Programa Nacional do Biodiesel.