PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Brasil Ecodiesel divulga direcionamento estratégico


Agência Estado e Valor Econômico - 09 fev 2010 - 07:19 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:10

A Brasil Ecodiesel apresentou seu "Direcionamento Estratégico", no qual detalha as principais ações que pretende tomar nos próximos meses. No entanto, não foram divulgados prazos e valores.

A companhia anunciou que pretende se desfazer de ativos ociosos, entre eles fazendas nos estados do Piauí, Ceará e Minas Gerais, que totalizam uma área de 23.232 hectares. Também está programada a venda de uma esmagadora de grãos.

A Ecodiesel também buscará aproveitar toda e qualquer oportunidade de fusão ou aquisição, tendo em vista que o mercado de biodiesel é bastante pulverizado.

O cenário base da empresa contempla um crescimento na demanda mundial de biodiesel e que o governo passará a adotar o sistema de mercado livre, encerrando os leilões do produto.

O resultado é maior competição e a empresa vislumbra a necessidade de se integrar mais na cadeia de suprimentos, buscando alternativa de matérias-primas.

Entre os projetos em estudo na busca por novas matérias-primas, o plano destaca a produção de pinhão manso, uma oleagionosa já plantada pela companhia em caráter experimental. Também serão feitos esforços em pesquisa e desenvolvimento e a busca de parcerias.

Todos os projetos listados demandarão investimentos, em valor não revelado, mas a companhia aponta o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), como uma das possíveis fontes de recursos.

Entrevista
A Brasil Ecodiesel vai colocar à venda suas terras localizadas no Piauí, Ceará e Minas Gerais, segundo informação do presidente da empresa, Mauro Cerchiari, que concedeu entrevista exclusiva ontem (08) a Agência Estado.

Segundo ele, das terras que a companhia possui no país, ela apenas irá conservar os 17 mil hectares que possui em Irecê, na Bahia. A medida faz parte de mais um passo na reestruturação estratégica, divulgada hoje.

Cerchiari afirma que, diante da expectativa do crescimento deste mercado nos próximos anos e da percepção de que este mercado deverá ser livre dentro de no máximo dois anos, o sucesso da companhia depende de custos de matéria-prima, localização geográfica das unidades, o desenvolvimento de produtos e processos alternativos, busca por novos mercados e desenvolvimento gerencial e organizacional, ao lado da evolução da regulação do setor.

Segundo o documento, que traça os próximos passos do direcionamento estratégico da Brasil Ecodiesel, além da venda das terras, a empresa irá investir em pesquisa e desenvolvimento em oleaginosas alternativas, começando com o pinhão manso. O planejamento também prevê a busca de parcerias estratégicas para as esmagadoras localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia, além de mapear o mercado das oportunidades para fusões e aquisições. "O setor é muito pulverizado ainda e muitas empresas estão ainda sofrendo com a crise financeira e com dificuldades em operar", disse ele. Segundo ele, se estas empresas derem ganho de escala, aumento de market share e incorporarem tecnologia à Brasil Ecodiesel, formas de associação serão aproveitadas.

Cerchiari disse também que a empresa irá alterar seu relacionamento com os produtores da agricultura familiar, priorizando a compra de cooperativas e não mais do agricultor individual. Conforme o executivo, o plano de redirecionamento, que entra em vigor imediatamente, vai concentrar a gestão da empresa em São Paulo. "Antes a gestão estava dividida entre Rio de Janeiro e Fortaleza. A unificação em São Paulo nos dará mais agilidade nas decisões", disse.

O documento também prevê que, para atender os mercados do Sul e Sudeste de forma mais eficiente, novos investimentos industriais e no plantio serão feitos em uma nova unidade que poderá ser no Mato Grosso do Sul.

"As negociações estão mais avançadas no Mato Grosso do Sul mas estamos estudando também em outras regiões", disse. Segundo ele, os equipamentos das usinas desativadas em Crateús (CE) e Floriano (PI) serão utilizados na construção desta nova usina de biodiesel.