Sergipe: Curso de Capacitação para plantio de girassol
Agricultores e técnicos das cooperativas da região do alto sertão sergipano estão sendo capacitados sobre plantio de girassol. Eles serão multiplicadores de informações e prestadores de assistência técnica aos produtores que participam do Programa Sergipe de Biodiesel.
Os cursos tratam especificamente das práticas relacionadas à fase de plantio do girassol (preparo do solo, plantio em consórcio, adubação, regulagem de máquinas agrícolas, prática no campo).
Os instrutores, Hélio Wilson Carvalho e Ivênio Rubens de Oliveira, são técnicos da Embrapa, instituição que desenvolveu as sementes selecionadas que serão usadas no cultivo.
Durante todo o ano de 2009 serão realizados vários dias de campo, seminários e cursos que possibilitem a formação continuada dos agricultores e técnicos sobre o cultivo do girassol. Os multiplicadores também recebem informações detalhadas sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel-PNPB e o Programa Sergipe de Biodiesel-PROBIOSE.
De acordo com Francisco Pedro, gestor de Energia do SergipeTec, instituição que coordena as ações da rede de biodiesel de Sergipe, este ano cerca de cinco mil famílias de 45 municípios estão sendo cadastradas para participar do programa. “Todas estão enquadradas no segmento da agricultura familiar. Elas irão receber 20 toneladas de sementes selecionadas, fornecidas pela Petrobrás, que irá adquirir toda safra, tal como aconteceu em 2008”, informa ele.
O girassol foi escolhido para produção de biodiesel em Sergipe por ser uma das três plantas oleagionosas que mais produz óleo, além da soja e da canola. Além disso, estudos comprovaram o alto rendimento e produtividade da planta quando associada à condições climáticas favoráveis, como é o caso da maioria da região sergipana.
Joelma Gonçalves, do Emsergipe.com, com informações da Ascom Sergipetec