PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Câmara terá comissão sobre fontes renováveis de energia


Agência Senado - 20 fev 2008 - 07:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, anunciou há pouco, na abertura do Fórum Internacional sobre Mudanças Climáticas, que a Câmara vai instalar uma comissão especial para avaliar propostas sobre fontes renováveis de energia e fontes de financiamento para a pesquisa nessa área. O encontro reúne legisladores dos países do G8 e do Brasil, da China, da Índia, do México e da África do Sul hoje e amanhã para avaliar uma proposta de estratégia para as mudanças climáticas pós-2012.

Em seu pronunciamento, Chinaglia também lembrou estudo realizado pelo Conselho de Altos Estudos da Câmara sobre o uso de biodiesel como fonte de energia alternativa. Ele lembrou que o estudo foi pioneiro e destacou as incitavas do Congresso para debater o tema e as propostas de mudança na legislação para criar mecanismos de redução de danos ao meio ambiente.

Instrumento de negociação
O presidente da Câmara acredita que o documento que será produzido pelos legisladores reunidos no Brasil será um instrumento a mais nas mesas de negociação internacionais. Para ele, os parlamentares devem estabelecer metas, propor soluções e inclusive criar mecanismos de pressão dos governos e instituições internacionais para que os interesses dos povos representados no encontro sejam respeitados. "Nós não temos o direito de nos omitir ou errar nessa questão", afirmou.

Ele destacou que será necessário um esforço diplomático sem precedentes para reduzir efetivamente as emissões de gases do efeito estufa, sem comprometer o desenvolvimento das nações. Ele acredita que o encontro vai produzir um documento importante para ser discutido com os líderes do G8, em sua reunião de cúpula no Japão, entre 7 e 9 de julho deste ano.

Biodiesel
O presidente da organização que promove o evento - Globe International -, Hon Elliot Morles, elogiou as iniciativas brasileiras de pesquisa, discussão e implantação de fontes alternativas de energia e lembrou que o Brasil é uma das principais economias com baixa emissão de carbono em seu processo produtivo. Ele citou como exemplo a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.

Hons Elliot ainda destacou a necessidade de estabelecer critérios claros de valoração econômica das florestas para que seja possível criar mecanismos efetivos de proteção e preservação. Ele acredita que o documento do encontro de Brasília, em razão do apoio político que terá, será um importante tema das discussões no Japão em julho.

O Congresso brasileiro é representado no evento pelos deputados Antonio Palocci (PT-SP) e Augusto Carvalho (PPS-DF) e pelos senadores Serys Slhessarenko (PT-MT), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES).

O encontro ocorre no Palácio do Itamaraty.

Tags: Fórum g8