PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Nova etapa do projeto do biodiesel está na Expoagro Afubra


Gaz - 05 mar 2010 - 12:48 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:10

A nova fase do projeto da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) para a fabricação de biodiesel integrado à produção de alimentos também faz parte da Expoagro Afubra 2010. Em um pavilhão de 600 metros quadrados no parque da feira, está a usina de biodiesel e a microdestilaria de álcool, que processam o grão do girassol e o transformam em combustível.

No processo de fabricação, o grão do girassol, depois de passar pela secagem, entra na usina que extrai o óleo e a torta de girassol, utilizada na alimentação do gado. Em seguida, o óleo de girassol passa pela etapa de transesterificação, onde a glicerina é retirada e o óleo se transforma no biodiesel. Todo este processo pode ser visto durante a Expoagro 2010.

Agora, o projeto que já existe há quatro anos entra em uma nova etapa que alia pesquisa e fomento à produção. A Afubra vai disponibilizar a estrutura para produzir o biodiesel na forma de prestação de serviço aos agricultores. Dessa forma, a usina recebe os grãos, extrai o óleo e a torta e entrega aos produtores. Paralelamente ao fomento, seguem as pesquisas com lavouras experimentais.

Durante a feira, os produtores podem ver, além das lavouras de girassol, milho, sorgo, batata-doce e mandioca. Quem visitar a Expoagro também pode ter mais informações sobre um novo braço que foi acrescido ao projeto em 2009. Trata-se do recolhimento do óleo saturado para a produção de combustível.

Com este trabalho, cerca de 200 escolas da região, participantes do Projeto Verde é Vida, recolhem óleo de cozinha e encaminham para a Afubra, que beneficia o produto e utiliza como combustível em cinco tratores e uma caminhote. Desta forma, o óleo que seria descartado é reaproveitado. As escolas que recolhem o óleo serão recompensadas com cheques-bônus que podem ser utilizados na aquisição de equipamentos para os educandários.

O projeto de produção de biodiesel conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento agrário, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater, Sindicatos Rurais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, municípios e produtores parceiros dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Danielle Rubim

Tags: Afubra