PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Girassol ganha espaço na rotação de culturas


EPTV.com - Caminhos da Roça - 19 mar 2010 - 11:02 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:12

A cada ano a flor oferece mais vantagens para quem produz. No Instituto Agronômico de Campinas pesquisadores trabalham numa variedade chamada Iarama. "É a principal qualidade dela é ter um ciclo bastante curto de cerca de 90 dias, ela se insere justamente depois da cultura principal no período de cultivo de verão, depois da colheita da cultura principal você pode instalar o girassol que vai haver tempo suficiente para que a cultura se desenvolva bem", explica o pesquisador cientifico Amadeo Regitano Neto.

Alem da vantagem de uma produção rápida, essa variedade de girassol tem o preço bastante acessível e o produtor pode usar as sementes em até dois ciclos desde que faça a armazenamento correto, mas o grande diferencial é que toda planta pode ser diferenciada.

A pesquisadora Lília Del Aguila diz que poucas plantas têm tantos benefícios como o girassol. Uma das vantagens é a raiz que alcança até 2 metros de profundidade na terra. "Ela consegue chegar lá no fundo e como se fosse um transporte ela traz esses nutrientes pra superfície deixando eles disponíveis para a própria cultura e para as culturas seguintes. Além disso, é uma cultura que pode ser utilizado as suas hastes para a indústria de forro acústico", explica Lília.

Amadeo explica que o plantio é simples. "É um plantio convencional, em grandes áreas a recomendação é que se faça de forma mecanizada. A população ideal estaria entre 35 mil a 42 mil plantas, por hectare", afirma Amadeo.

Mas alguns cuidados dever ser tomados para evitar as perdas. A pesquisadora Tammy Kiil lembra que como os girassóis ainda não são produzidos em grande escala no Brasil quase não existem defensivos regularizados. Além disso, áreas com muitas aves podem se tornar alvos de ataques. "Os pássaros, principalmente no estado de São Paulo e as maritacas tem atacado praticamente todo o campo de produção, se o campo é um campo pequeno, então o produtor tem que tomar cuidado na hora de escolher a área e se tiver a ocorrência de pássaros nas redondezas dificilmente ele vai conseguir controlá-los", explica Tammy.

Apesar desses riscos quem decide plantar tem um bom mercado para venda. A semente escura produz até 42% de óleo e tem outros benefícios. Hoje o óleo de girassol é o segundo mais consumido no país e o que é produzido não da conta do mercado. Além disso, o biodiesel disponta como uma das produções mais viáveis em todo o território nacional.

"Mesmo no biodiesel é uma das plantas que mais de coloca como a ideal, uma vez que na produção de óleo, você tem a geração de muitos subprodutos os que são chamados resíduos. É uma fonte de proteína que não é tóxica, pode ser consumido por animais e utilizado na indústria, e nós importamos ainda bastante óleo de girassol, então tem mercado", conclui Lília.

Tags: Girassol