PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise e comentários - 02.dez.09


BiodieselBR.com - 02 dez 2009 - 11:48 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09
A proposta que o Brasil vai apresentar na reunião do clima em Copenhague em dezembro para a redução das emissões do CO2 ficará entre 36,1% e 38,9% de redução até 2020, tendo como base o ano de 2005. Metade desta meta deve ser alcançada com a redução do desmatamento. A outra parte pela redução das emissões na siderurgia e na agropecuária e pelo aumento do consumo da energia da biomassa e biocombustíveis. Para o setor de biodiesel essa é uma boa notícia, pois há um compromisso federal de redução de emissões de CO2 que facilitará um aumento das misturas obrigatórias de biodiesel no diesel nos próximos anos.

Agenda conjunta: governo e iniciativa privada lançarão até março de 2010 novas metas para o biodiesel em 2015. O ano de 2010 será o ano da concretização antecipada das primeiras metas traçadas pelo PNPB no início de 2005. Espera-se que essas novas metas incluíam um crescimento gradativo da mistura de biodiesel, real inclusão da agricultura familiar e até metas para substituição do atual modelo de leilões.

As novas usinas e ampliações esperadas para 2010 elevarão em mais de um bilhão de litros a capacidade instalada no Brasil. Isso trará um grande aumento da oferta de biodiesel nos próximos leilões. Como a demanda está fixada em torno dos 575 milhões de litros por trimestre, a disputa pelo mercado no próximo ano deverá ser muito maior que em 2009. E a tendência é que o preço do biodiesel vendido diminua, e se a estratégia das usinas se mantiver, o market share de cada unidade deve cair.

UE continua recebendo biodiesel de fora do bloco. Apesar da taxação extra imposta este ano pela União Europeia ao biodiesel importado, este continua entrando no continente através de manobras para escapar da taxa extra. Considerando a elevada exportação Argentina deste biocombustível em 2009, fica evidente que as barreiras não estão funcionando.

Município de Bento Gonçalves (RS) aprova projeto para reciclagem de óleo de cozinha usado em restaurantes e empresas. Belo exemplo a ser seguido e aperfeiçoado atendendo também as residências. Muitas prefeituras pelo Brasil afora tem se mobilizado e criaram incentivos para a coleta do óleo de cozinha. A maior parte desse óleo não vai para a produção de biodiesel, mas sim para os usos tradicionais em sabões, detergentes e massa de vidro. Para a produção de biodiesel falta um programa federal de incentivo, um tipo de selo Combustível Social urbano. Com a necessidade de matérias-primas alternativa a soja, colocar o óleo de cozinha em segundo plano é um contra-senso.

Noruega aplica taxa no biodiesel. A Noruega é um grande produtor e exportador de petróleo. E grande também será a taxa aplicada no biodiesel vendido no país, U$ 0,62 por litro, ou, R$ 1,07. Com esta taxa o biodiesel ficará mais caro que o diesel. O lobby dos petroleiros falou mais alto e o governo atendeu.

BiodieselBR.com

As mais lidas da semana

1 2º Congresso Internacional de Biodiesel

2 Agrenco pode começar a operar no primeiro trimestre de 2010

3 [Charge] E quando o petróleo acabar?

4 Decola primeiro avião de passageiros movido a biodiesel

5 Pinhão-manso: O que vem por aí?

6 Bento gonçalves aprova lei que obriga a reciclagem de óleo de cozinha em empresas

7 Usina de Itaqui deve elevar a produção de biodiesel em 2010

8 Mini usina faz biodiesel com óleo caseiro

9 Distribuição e revenda: modificações no mercado

10 Distribuição: Freio para o B5?