PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 20.mar.08


BiodieselBR - 20 mar 2008 - 16:09 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Análise Semanal 20.mar.08

Novos leilões, novas regras
O ministério de Minas e Energia divulgou nessa semana a nova sistemática para a compra e venda de biodiesel. A fórmula mudou, não será mais através de leilão com lances sucessivos, mas através de proposta fechada em duas etapas. As usinas farão a primeira proposta com quantidade e preço. Os preços mais baixos da primeira etapa (até o volume 30% maior que o previsto) passarão para a segunda fase. Nessa fase as usinas não poderão mais alterar a quantidade ofertada, apenas o preço se assim o desejarem.

Esse novo sistema diminui a ação predatória entre usinas. Cada usina fará a sua proposta dentro de seu custo e margem sem saber o valor das propostas das outras usinas. Apesar de ser menor a possibilidade do preço do biodiesel ficar tão baixo quanto nos leilões anteriores, ela ainda existe. Para que isso não aconteça, as empresas devem pensar bem na estratégia de preços e se valer da possibilidade de fazer três ofertas. É muito provável que uma das ofertas tenha um preço baixo, com pouquíssima margem de lucro, para garantir à empresa participação no mercado de biodiesel, outra oferta tenha um preço mais alto, com uma margem de lucro segura e um volume maior de biodiesel, e uma última oferta com um preço mais alto e que ocuparia a capacidade máxima de produção real da usina. Dessa forma as empresas poderiam garantir uma participação no mercado sem comprometer o lucro.

A compra de biodiesel de abril será para suprir a demanda obrigatória (B3) apenas para o terceiro trimestre de 2008. Isso favorece o setor produtivo por ficar menos tempo exposto ao preço volátil da matéria-prima, além de permitir que outras empresas vendam biodiesel para o último trimestre.
---
Segundo a ANP duas usinas que venderam biodiesel nos dois últimos leilões não efetuaram entregas de acordo com o contratado e estão fora dos próximos leilões. A ANP não informa quem são, mas dependendo da capacidade de produção das usinas elas podem influenciar na oferta dos próximos leilões e conseqüentemente no preço do biodiesel vendido. Até o final de fevereiro 79% do biodiesel contratado foi entregue.



Importação de diesel
No ano passado o Brasil importou exatos 5.099.406 metros cúbicos de diesel. E esse é um número que o governo quer baixar.

Segundo o Ministro das Minas e Energia, o aumento de mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 2% para 3% visa também diminuir a importação de diesel. A utilização do B3 no segundo semestre aumentará o consumo de biodiesel no ano em cerca de 220 milhões de litros. O consumo total do ano será de cerca de 1,2 bilhão de litros. Mesmo assim o país precisará importar quatro bilhões de litros de diesel. Isso se mantido o mesmo consumo de 2007, o que é pouco provável.

A agricultura brasileira, grande consumidora de diesel, impulsionada pelo alto valor de todos os grãos que pode produzir, está colhendo a maior safra da história. E temos previsão de aumento na área plantada de safrinha e safra de inverno da região Sul, que será plantada até julho.

A importação de cinco bilhões de litros de diesel em 2007 custou ao Brasil mais de três bilhões de dólares. Substituir essa montanha de dólares gasta com importação de diesel por biodiesel é o grande desafio. A substituição dessa energia representa dezenas de milhares de empregos no campo e nas usinas, mais renda e a produção de um combustível mais limpo, além de evitar esta grande evasão de divisas.

Para as usinas de biodiesel, produzir não é o problema. A capacidade autorizada ultrapassa os 2,7 bilhões de litros anuais. O problema no momento está no mercado se ajustar com os atuais custos dos óleos vegetais. O produtor rural e as distribuidoras estão trabalhando com margem garantida. O problema está na usina, mas existem saídas para esta crise. O que precisa ser buscado é um preço do biodiesel que remunere o produtor rural, a usina e as distribuidoras. Esses três elos da corrente do biodiesel precisam de lucros para se sustentar, precisam trabalhar com sincronismo. Acertado isso o sucesso será alcançado.



Destaque

Sai a nova especificação do biodiesel
A Agência Nacional do Petróleo publicou a nova especificação do biodiesel revogando a resolução número 42, de novembro de 2004, que tratava da qualidade do biodiesel.

Veja também:

Conheça a nova especificação e as principais mudanças


As mais lidas da semana

1 Confirmado: B3 obrigatório a partir de julho

2 Usinas poderão repassar 10% do biodiesel vendido nos leilões

3 O Brasil no nascimento de uma petroquímica limpa

4 Ministério publica diretrizes para leilões de abril

5 Mercado terá resíduo como biocombustível

6 GreenFuel consegue U$ 92 milhões para construir usina de combustível de algas

7 Leilões de biodiesel terão nova forma de disputa

8 MAPA alerta sobre comercialização de sementes de crambe

9 PI: Embrapa realiza workshop sobre projeto de oleaginosas alternativas

10 Governo eleva mistura de biodiesel ao diesel comum