PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

MAPA alerta sobre comercialização de sementes de crambe


Fundação MS - 15 mar 2008 - 10:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Os diretores da Fundação MS estiveram na quinta-feira (13), na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), para explicar o alerta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quanto à venda de sementes para a produção de crambe. A única instituição que pode comercializá-las é a Fundação MS.

A utilização do crambe para o biodiesel foi uma descoberta da Fundação que, agora, estuda a viabilidade econômica na produção da planta. Conforme o assessor de agricultura da FAMASUL, Lucas Galvilan, existe a possibilidade da Fundação também estimular a produção de sementes de crambe pelos produtores rurais.

A Fundação MS alertou a FAMASUL ainda que o Ministério da Agricultura vai começar a fiscalizar as propriedades para saber se a semente é ilegal. “Se for, o produtor será multado”, confirmou Dirceu Broch, diretor da Fundação.
{sidebar id=46}
Crambe
O interesse pelo Crambe surgiu em virtude da sua superioridade em relação à soja e as demais oleaginosas na produção de óleos vegetais e por adaptar-se com facilidade ao plantio direto. Entretanto, as primeiras pesquisas da Fundação MS com o Crambe, iniciadas em 1995, visavam a utilização da planta como forrageira alternativa na rotação de culturas e cobertura de solos para o plantio direto no período de inverno. Só mais tarde foi descoberto o alto potencial das sementes para a produção de óleo vegetal, a partir do que as pesquisas acabaram chegando à sua utilização como matéria-prima para o biodiesel.

Tags: Crambe