PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Confirmado: B3 obrigatório a partir de julho


BiodieselBR.com - 14 mar 2008 - 07:23 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A partir do dia 1º de julho de 2008 o percentual de mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado em todo país vai aumentar de 2% para 3%. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o aumento da mistura é importante para o desenvolvimento do biodiesel e garante a ampliação dos empregos neste setor.

A capacidade de produção das usinas autorizada pela ANP passa de 2,7 bilhões de litros, capacidade muito maior que o necessário para atender os 3% necessários para a mistura junto ao diesel. O aumento em 1% da mistura obrigatória fará com que a produção brasileira aumente em cerca de 190 milhões de litros no ano de 2008, alcançando a marca de um bilhão de litros.

 Justificativas do B3:
* Desenvolvimento da indústria de bens e serviços
* Ampliação de emprego e renda
* Menor importação de diesel fóssil
* Diminuição das principais emissões vieculares
* Capacidade instalada de produção suficiente
* Motores garantidos com essa nova mistura


No final de 2007 o MME informou que em abril ou maio seriam realizados novos leilões de biodiesel, onde deverá ser comercializado cerca de 570 milhões de litros, volume necessário para garantir a mistura de B3 de julho à dezembro.

A obrigatoriedade do uso do B2 (mistura de 2% do biodiesel) somente começou a vigorar a partir de janeiro deste ano. Entre 2005 e final de 2007, foi voluntário o uso do produto. A mistura B2 representaria em 2008 um volume da ordem de 760 milhões de biodiesel e propiciaria uma economia de divisas de aproximadamente US$ 500 milhões, com a substituição de diesel importado. Com o uso de 3% a economia deverá ser ainda maior.

Redação BiodieselBR.com