PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

PI: Embrapa realiza workshop sobre projeto de oleaginosas alternativas


Embrapa Meio Norte - 13 mar 2008 - 06:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A Embrapa Meio-Norte, em parceria com as Unidades Agroenergia e Cerrados, promove nos dias 18 e 19 de março o Workshop do Comitê Gestor do Projeto Fontes Alternativas de Matérias-Primas para Produção de Biocombustíveis. O evento acontecerá no auditório da Chefia de Comunicação e Negócios (CCN) da Embrapa Meio-Norte, em Teresina – PI.      
 
O workshop tem como objetivo planejar as ações de gerenciamento e avaliar as atividades iniciais desenvolvidas pelo projeto fontes alternativas e é voltado para gestores, pesquisadores, bolsistas e estagiários que fazem parte da equipe do projeto.

O evento terá início com a apresentação do Plano Estratégico da Embrapa para Fontes Alternativas de Matérias-Primas para Biodiesel (Pinhão-Manso e Palmáceas), feita pelo chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Machado Durães.

Em seguida, ocorrerá a apresentação da última versão do projeto global (Fontes alternativas potenciais de matéria-prima para a produção de agroenergia), pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Nilton Tadeu Vilela Junqueira e também a apresentação da última versão do projeto componente (Fontes alternativas de matéria-prima para a produção de biocombustíveis) pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte Eugênio Celso Emérito Araújo.

À tarde o tema será a Gestão financeira do projeto global e do projeto componente (Embrapa, Finep e Petrobrás) e discussão sobre recursos garantidos, desembolsos e distribuição. Essa etapa do evento será conduzida pelos pesquisadores Nilton Tadeu Vilela e Eugênio Celso Emérito.

Ainda no turno da tarde serão discutidos os Procedimentos e rotinas para solicitações, repasses e prestação de contas de recursos da Finep, Embrapa e Petrobrás, desta vez conduzidos pelo chefe adjunto de administração da Embrapa Meio-Norte, Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Nilton Tadeu Vilela e pela representante da Funarbe, Claudeci Rigueira de Sousa.

No dia seguinte serão apresentados relatos das atividades executadas nos planos de ação Gestão, Macaúba, Pequi, Pinhão, Tucumã e Plano de Ação de Caracterização de Oleaginosas Potenciais.

À tarde, serão mostradas aos participantes informações sobre resultados parciais das atividades desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte, como por exemplo, a coleta de germoplasma e descritores para o pinhão-manso no Meio-Norte do Brasil, Curso diário e estacional do estado hídrico do pinhão-manso em Teresina e Diversidade genética em acessos de pinhão-manso no Meio-Norte utilizando marcadores moleculares.

Após as discussões, será realizada uma visita ao Laboratório de Fisiologia Vegetal e no dia seguinte acontecerá a visita ao Banco de Germoplasma de Babaçu, ao Experimento com lâminas de irrigação em pinhão-manso, ao Banco de Germoplasma de Pinhão-Manso e à Unidade de Observação de Pinhão-Manso.