PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 03.dez.07


BiodieselBR - 03 dez 2007 - 09:16 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Análise Semanal 03.dez.07


Concorrência pela matéria-prima
A CONAB estima que em 2007 a produção brasileira de óleo de soja será de 5.681 mil toneladas. Segundo nossas estimativas a produção de biodiesel com esta matéria-prima deverá alcançar 310 milhões de litros, o equivalente a 4,84% do total de óleo de soja produzido. Quanto será usado em 2008?

Nos dois leilões efetuados em novembro pela ANP foram negociados 380 milhões de litros, para garantir a mistura B2 para o primeiro semestre de 2008. Estão previstos para serem leiloados em dezembro mais 190 milhões de litros para atender a demanda adicional nos primeiros seis meses de 2008.

No decorrer do primeiro semestre de 2008 a ANP deverá promover outros leilões para a compra do biodiesel necessário para o segundo semestre de 2008, em quantidade não inferior a 380 milhões de litros. E outro leilão para atender a mistura adicional de 1%, mais 190 milhões de litros.

Com isso, teremos uma demanda total por biodiesel em 2008 de 1.140 milhões de litros para atender a mistura B3, sem contar com a demanda de algumas empresas, que estão efetuando misturas voluntárias de até 30%.

A estimativa de produção de óleo de soja em 2008 feita pela Conab diz que o Brasil produzirá 5.871 mil toneladas. Levando em consideração a produção prevista de biodiesel, deverão ser transformados em biodiesel de 970 milhões de litros de óleo de soja.

Óleo de soja

Da produção de soja prevista para 2008 de 59.372 mil toneladas, 9,26% será usada para a produção de biodiesel. Se for levada em consideração apenas a soja que será industrializada no Brasil (33 milhões de toneladas, segundo a CONAB), descontado o que será exportado em grãos, o percentual de utilização da soja que ficará no Brasil para biodiesel sobe para 17%.

Assim, mantendo-se a previsão da Conab e a expectativa de consumo de biodiesel com o B3, fica latente a necessidade de investimentos em alternativas ao óleo de soja. Caso contrário, o setor de biodiesel terá que brigar pela soja com outros setores da economia.


Amadorismo
A SEFAZ-MT(Secretaria de Fazenda do Mato Grosso) divulgou alguns dados sobre as usinas de biodiesel no estado. São 41 usinas registradas no Cadastro de Contribuintes do Estado. Destas, 29 não possuem autorização de funcionamento emitido pelos órgãos competentes, (ANP, SEMA, Corpo de Bombeiros). Oito usinas estão com a atividade suspensa pela Secretaria e cinco estão interditadas. E mais, nem uma usina do estado recolheu até o momento algum valor correspondente ao ICMS.

Estas informações repassadas pela SEFAZ-MT mostram com clareza o grau de amadorismo com que se iniciou a produção de biodiesel no estado. A maior parte dessas usinas foi construída para a produção de biodiesel para consumo próprio, mas isto não autoriza a passar por cima da legislação.

Considerando os atuais preços dos óleos vegetais no mercado interno, a produção de biodiesel para consumo próprio de forma verticalizada, onde o produtor rural produz a matéria-prima que será transformada em ração e biodiesel, é a forma mais rentável de se produzir biodiesel. Esta é uma alternativa interessante para as usinas regionais, com capacidade para atender a demanda de um produtor ou de um grupo de produtores. Principalmente se está localizada em uma região onde é possível produzir alguma oleaginosa na safrinha ou na safra de inverno, como é o caso do Mato Grosso. Porém, a construção desta usina deverá respeitar a legislação, ter todos os registros e produzir biodiesel especificado.


Análise anterior

24 nov

  • Análise dos leilões de biodiesel

Mais análises...


As mais lidas da semana

1 Exportação de biodiesel

2 [Fórum] Em defesa do pinhão-manso

3 Mais de 70% das usinas de biodiesel em MT operam ilegalmente

4 Pongamia vira alternativa para produção de biodiesel

5 Perfil: Paulo Suarez

6 Melhor não negociar soja agora, dizem analistas

7 Óleo reciclado vai ser transformado em biodiesel no DF

8 Delfim Netto desfaz os mitos sobre biocombustíveis

9 Indústria de soja investe mais com biodiesel e demanda por ração

10 Motor a diesel menos poluente deverá atrasar