PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Análise da Semana: 02.fev.07


BiodieselBR - 02 fev 2007 - 16:51 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Análise Semanal 02.fev.07

Olá %Member:CustomField1%.

A ANP divulgou edital do 5º leilão de biodiesel com data marcada para esta terça-feira (12.02). A agência informou que desta vez o leilão será realizado pelo portal de compras do governo federal, "ComprasNet". Os interessados em participar do leilão deverão realizar o cadastro no site do governo www.comprasnet.gov.br. Para informações sobre o cadastro o telefone é 0800 9782329. A ANP também disponibilizou 3 telefones para esclarecimento das dúvidas: (21)2112-7717, (21)2112- 8717 ou (21)2112-8701.
O edital do pregão está disponível aqui (.doc).


O presidente Lula inaugurou nesta semana mais uma usina de biodiesel, esta é a segunda usina da Brasil Ecodiesel a iniciar a produção.
Se a usina depender da mamona do estado do Ceará, sua produção a partir dessa oleaginosas não será muito grande. Na última safra (2006) o estado do Ceará produziu 4.393 toneladas de mamona, suficientes para produzir 1,97 milhão de litros de biodiesel, menos de 2% da capacidade anual da usina inaugurada. A Brasil Ecodiesel informa que está fazendo contratos com produtores do Ceará para garantir a utilização de 30% de mamona em sua produção de biodiesel. O objetivo é contratar 15 a 20 mil famílias.

Local: Crateús (350 Km de Fortaleza)
Capacidade de produção: 108 milhões de litros
Matéria-prima: Mamona, soja e girassol


A Petrobras iniciou oficialmente a construção de sua usina de biodiesel em Montes Claros com a terraplanagem do terreno de 103 mil metros quadrados. Em março deverá ser iniciada a construção do prédio. O investimento é de 75 milhões de reais com tecnologia Intecnial/Crow.
Na solenidade de abertura o gerente da Usina Julio César Monteiro afirmou que inicialmente a usina não irá utilizar o pinhão manso como matéria-prima, estão garantidas a mamona, o amendoim, o algodão, a soja e o gergelim.
A não utilização do pinhão manso foi uma notícia ruim para vários produtores do norte de Minas Gerais, que já estavam investindo na produção de pinhão manso com a expectativa de vender para a usina. Os produtores não entederam a opção da Petrobras, uma vez que o biodiesel de pinhão manso apresenta melhores propriedades quando comparado com a mamona. O diretor alega que a planta está em estudo e não descarta sua utilização futura. A informação coincide com fontes ouvidas pela BiodieselBR.com afirmando que no início do segundo semestre será concluído estudo da EPAMIG sobre esta oleaginosa, com expectativa de que posteriormente o MDA inclua o pinhão manso na lista de plantas autorizadas do selo combustível social.


A Petrobras também informou que o processo de produção do HBio será implementado este ano em 4 refinarias e deverá consumir 150 milhões de reais. A mistura do óleo de soja como diesel só será feita se o preço do óleo de soja estiver com valores que compensem a mistura. Desse modo, a Petrobras já avisa que HBio só será produzido se o preço da soja estiver baixo.


Lula anunciou em Davos que o Brasil antecipará a obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel no diesel para 2010. A data anterior para a obrigatoriedade de 5% era 2013. Com essa antecipação será criado um mercado adicional de 1,6 bilhão de litros em 2010. Teremos a obrigatoriedade de 2% em 2008 e de 5% em 2010.


Foi divulgado nessa semana em Paris, o relatório do IPCC (em português, Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) que apontou que o aquecimento global tem uma enorme probabilidade de ser causado pela ação do homem. O relatório diz que o Pólo Norte pode derreter completamente até 2100 e que a temperatura na terra poderá estar entre 1,1 e 6,4 graus mais quente até o final deste século. O texto ainda diz que esse aumento na temperatura será maior no hemisfério norte.
Esse relatório pressionará ainda mais os países a tomarem uma atitude para reduzir a emissão de CO2, essa preocupação deve refletir ao longo dos próximos anos, na produção de biocombustíveis, através de mais incentivos e dinheiro dos países desenvolvidos, uma vez que eles é que sofrerão as maiores conseqüências do aquecimento global.


Está semana o preço da mamona atingiu diferença recorde entre o preço de seu óleo e o preço do óleo de soja. A tonelada do óleo de mamona foi cotado a U$ 1.114 e o óleo de soja a U$ 694.

O preço do petróleo está contado ao meio dia dessa sexta a U$ 57,26, com baixa de 0,37%.


Textos relacionados

5º Leilão de Biodiesel

Presidente lula inaugura nova usina no ceará

Petrobras não utilizará pinhão manso em usina de Montes Claros

Governo antecipa aumento da mistura de biodiesel no diesel

As mais lidas da semana

O problema do etanol

Terra em transe

Produção de biocombustível dos EUA é insustentável, diz presidente da Petrobras

Brasil Ecodiesel investe R$ 22 mi em usina que atende 30% da demanda

Indústria de óleo quer lucrar mais com biodiesel

Miniusina troca biodiesel pelo óleo de mamona