PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Governo antecipa aumento da mistura de biodiesel no diesel


Folha de S. Paulo - 26 jan 2007 - 17:23 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Davos (Suíça), onde participa do Fórum Econômico Mundial, que o Brasil irá antecipar de 2013 para 2010 a obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel ao diesel, e sugeriu que as montadoras comecem a trabalhar em projetos de automóveis movidos totalmente a biodiesel.

A mistura de 2% de biodiesel ao diesel hoje é facultativa, e passará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2008, quando a mistura de 5% passa a ser facultativa. A antecipação vinha sendo discutida no governo e atende à reivindicação dos produtores, porque aumenta a demanda por biodiesel, dando mais segurança aos investimentos que estão sendo feitos.

 'O biodiesel gera emprego, gera renda, gera desenvolvimento, e o nosso programa poderia ser um exemplo a ser financiado pelos países ricos aos países africanos e aos países da América Central', afirmou o presidente.

Com a obrigatoriedade da mistura em 2%, o mercado de biodiesel está estimado em 1 bilhão de litros por ano. A partir da mistura obrigatória em 5%, esse mercado deve crescer para algo entre 2,4 bilhões e 2,7 bilhões de litros por ano. O biodiesel é produzido a partir de plantas oleaginosas, como mamona, girassol e principalmente de soja.