PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Indefinição na mistura dificulta negociação entre usinas e distribuidores no 2B


BiodieselBR.com - 14 fev 2023 - 08:45

“A ANP está monitorando a situação.” Essas 6 palavras formam a íntegra da resposta que a equipe da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) levou cinco dias para elaborar e encaminhar à reportagem de BiodieselBR.com depois de ter sido questionada – nessa última quarta-feira (08) – sobre como está pensando em resolver o impasse que está se formando em torno das contratações de biodiesel para o segundo bimestre (2B).

No fim março acaba a validade da prorrogação do B10 determinada pela Resolução 12/2022 do CNPE. E, até agora, a cadeia não sabe bem o que vai acontecer em 01 de abril. Em tese, sairíamos do B10 direto para o B15.

Embora essa leitura seja reforçada pelas metas de contratação – fixadas pela ANP em 1,01 milhão de m³ para as distribuidoras –, pouca gente na cadeia considera o salto de 50% de um bimestre para outro realmente viável. Mas, até agora, não há uma solução em vista.

Reclamação

O que motivou o contato com a assessoria da ANP foi que, na semana passada, o executivo de uma distribuidora regional contatou BiodieselBR.com reclamando que a demora na definição da mistura vem emperrando as negociações com os fabricantes. “As usinas não querem nem precificar o produto na base do B10”, disse o profissional de modo informal à nossa redação. A situação se complica mais quando se considera que os contratos têm que ser fechados até o próximo dia 25 de fevereiro e que, nesse meio tempo, termos os feriados de carnaval.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR