PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Evento em Cuiabá quer alavancar biodiesel autorizativo


BiodieselBR.com - 03 mai 2016 - 13:15

Embora tenha sido aprovado há mais de seis meses, o biodiesel autorizativo ainda não saiu do papel – nos dois leilões de biodiesel que foram realizados nesse meio tempo, nem uma única gota de biodiesel para esse novo segmento de mercado foi negociada. Para tentar destravar as vendas, as entidades representativas dos fabricantes realizam amanhã (04) um evento em Cuiabá (MT) no qual pretendem apresentar ao empresariado mato-grossense as vantagens potenciais de usar misturas maiores de biodiesel.

Segundo a Resolução 03/2015 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) empresas que compram diesel diretamente das distribuidoras podem, se assim desejarem, fazer misturar maiores que a obrigatória – B20 para empresas em geral e B30 para empresas do setor agrícola, industrial e/ou ferroviário.

Viabilizar esse novo mercado, contudo, exige que o setor faça um esforço de vendas junto aos clientes finais que, até hoje, nunca havia sido necessário. Por isso, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e o Sindicato das Indústrias de Biodiesel do Estado do Mato Grosso (Sindibio-MT) resolveram entrar em campo e realizar o evento “Biodiesel: Oportunidades e Benefícios do Uso Voluntário”.

Marcado para a sede da Federação da Industria e Comércio do Mato Grosso (FIEMT), o encontro será aberto para lideranças empresariais mato-grossenses. Segundo os organizadores, o evento já tem mais de 60 inscrições confirmadas entre representantes de grandes transportadoras, distribuidoras e setor agrícola. Eles devem acompanhar apresentações de representantes das associações do setor e também do diretor do departamento de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Dornelles.

Vantagens

O estado do Mato Grosso reúne condições especiais que fazem dele um dos maiores mercados em potencial para o uso do biocombustível autorizativo. O Brasil como um todo conta com 49 usinas habilitadas pela ANP que totalizam 7,2 bilhões de litros em capacidade produtiva, desse total 12 usinas e quase 1,5 bilhões em capacidade estão instalados dentro do estado. O estado também fica distante do litoral onde estão concentradas as refinarias da Petrobras. Isso permitiria substituir combustível fóssil mais caro vindo de longe por combustível limpo mais barato fabricado localmente.

O Mato Grosso também é um grande produtor rural concentrando 9,1 dos 28,8 milhões de hectares plantados com soja na safra 2015/16 o que permitiria uma maior proporção do mercado de B30 no consumo autorizativo.

Para o presidente do Sindibio-MT), Rodrigo Prosdócimo, esta é uma grande oportunidade. “O estado do Mato Grasso tem uma oportunidade com o biodiesel autorizativo”, explica acrescentando que, pelas contas dos fabricantes, um litro de B30 poderia custar até 12 centavos menos que o diesel S10 convencional.

De quebra, o biodiesel é um combustível mais limpo do que o diesel fóssil associando ganhos econômicos com benefícios ambientais. Tanto em termos de redução das emissões de gases do efeito estufa quando a melhoria na qualidade do ar e na saúde das pessoas.

Um estudo publicado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em meados do ano passado estimou que a adoção imediata do B20 poderia evitar 13 mil mortes e economizar R$ 2 bilhões em custos relacionados à saúde pública só por causa da redução da poluição atmosférica.

Prosdócimo também adianta que esse evento pode ser o primeiro de uma série. “Vamos ver como esse evento piloto sai e se ele é um bom modelo, mas podemos replicá-lo em outros estados onde o biodiesel seja vantajoso como Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul”, adianta.

Também deverão ser realizados outros eventos similares em Mato Grosso.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com