Aprobio reelege Francisco Turra para presidência do Conselho de Administração
Francisco Turra deverá ficar por pelo menos mais dois anos à frente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio). A votação que formalizou a recondução do dirigente foi realizada durante a Assembleia Geral realizada nessa segunda-feira (26).
Na mesma ocasião, o diretor da Caramuru, Alberto Borges de Souza, foi reconduzido como vice-presidente da entidade.
Ex-deputado e ministro da Agricultura no governo FHC, Turra assumiu a presidência do conselho de administração Aprobio em meados de 2021, em substituição de Erasmo Carlos Battistella que permanece no Conselho de Administração da entidade que ajudou a fundar em 2011.
Em nota publicada no site da entidade, Turra agradeceu o voto de confiança e assegurou que vai continuar trabalhando pelo setor. "A sociedade reconhece cada vez mais a importância do combustível limpo para a agregação de valor na cadeia produtiva do agronegócio e para cumprir os compromissos de descarbonização na transição energética", completou.
25% das vendas
A Aprobio tem como membros 9 empresas do setor de biodiesel. Juntas elas reúnem 13 usinas com uma capacidade instalada pouco menor que 2,89 milhões de m³.
No ano passado, as usinas do grupo representaram 25,2% das vendas de biodiesel no mercado nacional com 1,55 milhão de m³.
Além da Aprobio, os interesses do setor de biodiesel também são defendidos pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com