PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Para presidente da Fiesp, tributação de CBios em 15% é urgente e necessária


Agência Udop - 15 jul 2020 - 10:09

O presidente da Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu em almoço com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, dentre outros empresários e representantes do governo, que a alíquota sobre os créditos de descarbonização do RenovaBio (CBios) seja de 15%. O almoço ocorreu no último dia 3 de julho, em Brasília (DF).

“O título (CBio) é um ativo ambiental e faz parte de um programa que impulsiona investimentos em tecnologia e geração de renda e empregos para o interior do país”, afirma Skaf, que continua: “Não faz sentido a tributação do CBio ser mais do que o dobro da aplicada às debentures, por exemplo, enquanto o mundo todo incentiva a redução de emissões com menor tributação. Uma tributação neste patamar, na fase inicial do programa, pode inibir este mercado”.

A questão da tributação dos CBios foi tema da conversa do presidente da Fiesp com os representantes do governo. “Tive a oportunidade de falar sobre esses temas que considero muito relevantes. O presidente e o ministro Guedes ouviram e o ministro Guedes ficou de avaliar”, destacou Skaf que disse que o pleito do setor por uma alíquota de 15% é “legítimo, necessário e urgente”.

Questionado sobre quais foram os temas centrais da discussão ocorrida no Palácio da Alvorada, Paulo Skaf foi enfático: “crédito, crédito e crédito”. De acordo com ele, o acesso ao crédito é o maior problema enfrentado pelas empresas no momento. “O crédito é essencial para que as empresas superem os efeitos da quarentena imposta pela pandemia”, afirma.

Outro tema abordado na reunião foi a liberação de mais recursos para a estocagem de etanol. “O setor estimava uma demanda da ordem de R$ 9 bilhões para a estocagem de 6 bilhões de litros de etanol necessários para os três meses de entressafra. O BNDES aprovou uma linha de crédito de R$ 3 bilhões”, relata.

Skaf relembra que a redução do consumo e a desvalorização dos preços coincidiu com o início da nova safra de cana no Centro-Sul, período em que se concentra a necessidade de caixa das empresas para fazer frente aos gastos operacionais.

Segundo ele, em entrevista para a Agência Udop de Notícias, além do setor ser um forte empregador no interior do país, gerando mais de 1 milhão de empregos diretos, a produção nacional do biocombustível reduz a necessidade de importação de gasolina e reduz a emissão de até 90% do CO2 registrado com a queima do combustível fóssil.

Coronavírus

Aproximadamente 10 dias após o encontro entre Paulo Skaf e Jair Bolsonaro, a Fiesp confirmou que o presidente da entidade está contaminado com covid-19.

Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, Skaf realizou um novo exame para detectar a doença nesta terça-feira (14), após ter passado por testes que tinham dado resultado negativo.

Segundo a Fiesp, Skaf se sentiu indisposto na segunda-feira (13), teve febre e foi orientado a refazer os exames. Por indicação médica, ele permanece internado no Hospital Sírio Libanês e apresenta pneumonia leve.

Rogério Mian – Udop