PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Mercado de CBios pode enfrentar déficit; especialistas apontam novos caminhos


BiodieselBR.com - 24 mar 2023 - 10:56

Com as primeiras vendas dos créditos de descarbonização (CBios) tendo ocorrido há quase três anos, o mercado já amadureceu. No período, o programa passou por algumas mudanças, mas ainda enfrenta entraves.

A modificação das metas, por exemplo, é uma das dificuldades. Em 2023, as distribuidoras de combustíveis fósseis devem adquirir 37,47 milhões de créditos – porém, em 2019, quando o programa estava sendo delineado, a perspectiva era de que esse objetivo fosse de 59,6 milhões de títulos no ano atual.

Além disso, outra mudança relevante foi a alteração do prazo de cumprimento da meta. Agora, as distribuidoras têm até 30 de setembro de 2023 para comprovar o atendimento aos objetivos individuais de 2022, e não mais até 31 de dezembro. Depois disso, a data limite passa a ser 31 de março do ano seguinte.

Com esse pano de fundo, agentes de mercado representando um banco, uma trading, o governo e uma empresa de pesquisa discutiram o RenovaBio durante o evento de abertura da safra de cana-de-açúcar 2023/24, promovido pela Datagro.

Para a superintendente comercial do Santander, Caroline Perestrelo, existem algumas tendências de longo prazo para os CBios e para o programa. “A primeira respirada é clarificar que precisaremos de 2,7 vezes mais créditos do que temos hoje, em 2023, como meta para daqui nove anos”, explica.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR