PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

ANP apresenta esquema para aumentar biocombustíveis de grãos no RenovaBio


BiodieselBR.com - 18 mar 2022 - 16:54

Produtores de biocombustíveis feitos a partir de grãos não têm tido vida fácil dentro do RenovaBio. Levantamento feito pela Green Domus em outubro passado mostra que, enquanto os fabricantes de etanol de cana conseguem emitir CBios para 88% de sua produção, nas usinas de biodiesel de soja a fração elegível fica em torno de um terço do volume fabricado.

O problema – que também afeta o etanol de milho – vem do fato das cadeias de grãos serem muito mais intrincadas do que a da cana-de-açúcar. Como a cana precisa ser processada logo depois de colhida, as plantas de etanol têm todos seus principais fornecedores concentrados num raio de poucos quilômetros ao redor de si.

Já na cadeia de soja e milho é comum que o produto de várias dezenas de produtores seja misturado e passe vários meses estocado em silos antes de ser processado. Isso vem impedindo que empresas do setor comprovem que a sua biomassa cumpre as exigências legais do RenovaBio e que, portanto, seus produtos são elegíveis para a emissão de CBios.

Cadeia de custódia

Para tentar desatar este nó, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem buscado desenvolver um procedimento para uma cadeia de custódia de grãos. O trabalho vem sendo realizado no âmbito do Brazil Energy Program (BEP), programa do Reino Unido voltado para estimular o desenvolvimento e sustentabilidade na área energética.

Os resultados deste esforço serão apresentados na manhã desta próxima terça-feira (22) no webinar “Procedimento para Cadeia de Custódia de Grãos” no âmbito do RenovaBio. O evento será transmitido pelo canal da ANP no YouTube.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com{/viewonly}

Tags: Soja Renovabio