PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

Usinas terão que fechar 970 mil m³ em contratos de biodiesel no 6B


BiodieselBR.com - 18 jul 2023 - 17:23

O mercado de contratação deverá ser menos movimentado no 6º bimestre (6B). De acordo com as metas que fixadas pela ANP para os dois últimos meses deste ano, o mercado está obrigado a fechar contratos cobrindo um pouco mais de 972,7 milhares de m³ de biodiesel. O volume é 6,9% menor do que no bimestre anterior.

A retração não é inesperada. Grosso modo, ela reflete o comportamento normal do mercado no Brasil. Na média dos últimos 10 anos, as distribuidoras venderam cerca de 9,7% menos diesel no 6B do que haviam vendido no 5B.

Apesar da queda de um bimestre para o outro, o mercado continua mostrando sinais de reaquecimento causado pela volta do B12 em abril passado. Em relação ao 6B de 2022 – quando o teto da meta de contração de biodiesel foi de 810,4 mil m³ –, houve um aumento de 20%.

Distribuidoras em vantagem

No 6B a posição de negociação das distribuidoras deve ficar ligeiramente fortalecida em relação à das usinas. Isso porque os compradores de biodiesel precisam contratar um volume ligeiramente menor do que os fornecedores.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR