PF mira em servidor da ANP em operação que investiga corrupção na agência reguladora
Um servidor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é alvo nesta quinta-feira de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas de corrupção passiva, concussão (quando um servidor solicita vantagens em função do cargo que ocupa) e tráfico de influência na agência reguladora.
Os agentes da PF cumprem dois mandados de busca e apreensão na ação dessa quinta. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e os agentes cumprem as determinações judiciais em Niterói e na capital fluminense.
A investigação que deu origem à operação apontou que um servidor público federal da ANP estaria utilizando informações sigilosas para solicitar vantagens indevidas.
"O investigado estaria contando com auxílio de terceiros sem vínculo funcional com a ANP, mas que se passavam por supostos servidores, e, munidos com informações sigilosas, estariam solicitando vantagens indevidas a agentes regulados da referida autarquia federal", disse a Polícia Federal em nota.
O funcionário da ANP alvo da operação desta quinta foi afastado de suas funções pela Justiça até o desfecho das investigações.
Procurada, a ANP ainda não se manifestou sobre a operação da Polícia Federal.