Jair Bolsonaro indica três nomes para compor diretoria da ANP
O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou 21 nomes para as cúpulas das agências reguladoras e das autarquias federais. Estes nomes serão sabatinados no Senado e foram divulgados em publicação desta segunda-feira, 4, no Diário Oficial da União.
Para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), três nomes foram levantados: Symone Christine de Santana Araujo – para recondução ao cargo –, Cláudio Jorge Martins De Souza e Daniel Maia Vieira.
Além disso, houve indicações para compor ANS, Antaq, ANTT, ANA, Anvisa, ANM, Cade, CVM e Aneel.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já afirmou que deseja pautar a sabatina das indicações às agências nos próximos dias. Primeiro, os nomes são submetidos aos senadores de comissões temáticas. Depois, o plenário também vota a indicação.
O presidente Bolsonaro tem feito críticas sobre a atuação das agências. Ele afirma que em alguns casos estes órgãos têm mais força do que os ministérios. “Está lá para criar dificuldade, vender facilidade”, disse o presidente no último dia 31.
O presidente ainda afirmou que há pedidos para indicações de diretores, mas não citou quais grupos fazem esta pressão. “Querem as agências? Assinem embaixo que a indicação é tua. Muita gente nem sabe o que é uma agência. Pode muito mais do que o próprio ministro”, declarou.