PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Bolsonaro diz que Petrobras é estratégica, mas cogita privatizar parte


Valor Econômico - 20 nov 2018 - 09:41

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou há pouco que pode privatizar alguma parte da Petrobras. "Alguma coisa você pode privatizar, não toda. É uma empresa estratégica e estamos conversando sobre isso daí", disse hoje, ao descer do carro e conversar com a imprensa em frente a seu condomínio na Barra da Tijuca, no Rio.

Bolsonaro afirmou também que o economista Roberto Castello Branco, que será presidente da Petrobras, foi uma indicação de seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ainda sobre uma eventual privatização da Petrobras, Bolsonaro preferiu deixar a análise sobre o assunto em aberto. "Estamos conversando. Não sou uma pessoa inflexível, mas temos que, com muita responsabilidade, levar avante um plano como esse daí. Vi lá atrás com muito bons olhos a questão da Embraer. Então podemos conversar, certo? Agora, entendo que é uma empresa estratégica, que pode ser privatizada em partes", disse.

Bolsonaro afirmou que o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, deverá ter um lugar de importância em seu governo. "Deve ir. Quem está botando é o Paulo Guedes. Estou avalizando. Talvez o Banco do Brasil, não tenho certeza".

Questionado sobre a Petrobras e a política de preços de combustíveis em seu futuro governo, Bolsonaro afirmou que não é economista, mas sabe o que o povo quer. Ele atribuiu grande responsabilidade à equipe econômica liderada por Paulo Guedes, cujos integrantes disse que "não têm o direito de errar".

"Tenho conversado com eles porque não sou economista. E quem ferrou o Brasil foram os economistas. Eu não entendo de economia mas tenho bom senso e sei o que o povo quer na ponta da linha", disse.

Bolsonaro afirmou que, "sem canetaço, sem a mão grande por parte do governo, querem um combustível mais barato, um gás de cozinha mais barato". "Agora, em grande parte, isso depende dos governadores que colocam o ICMS lá em cima", criticou.

O presidente eleito disse que poderá encontrar com Castello Branco se ele estiver amanhã em Brasília. "Vou conversar com ele. Como já tive com a equipe econômica toda na semana passada. E vamos voltar a conversar. Eles são uma parte importante desse nosso plano de governo. Eles não podem errar. Não tem o direito de errar. Eles não podem voltar atrás [ao tomar uma decisão]", disse.