Política

A importância do Combustível do Futuro para o Brasil


BiodieselBR.com - 13 set 2024 - 18:59

Agora é questão de tempo. Com a aprovação do PL do Combustível do Futuro pela Câmara na última quarta-feira (11) passou a contar o prazo de 15 dias úteis para que o projeto seja sancionado – no todo ou em parte – pelo presidente Lula. Nesse ponto, ninguém espera surpresas. Parlamentares ouvidos pela reportagem são unânimes que a tendência é que não tenhamos vetos no texto. “Foi um projeto bem discutido e negociado (...) tanto que ele foi aprovado por unanimidade pela Câmara, sem divisões entre governistas e a oposição”, avaliou João Henrique Hummel que, como diretor executivo da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), foi um dos construtores dessa articulação.

Para o relator do projeto na Câmara e um dos grandes responsáveis pela aprovação, o deputado federal Arnaldo Jardim, o Combustível do Futuro se tornou ‘suprapartidário’. “[Ele foi aprovado em] uma votação por unanimidade o que tem um significado muito forte, pois trata essa questão como suprapartidária, como um projeto de país.”, destaca. “Esse projeto abre um novo ciclo para os biocombustíveis”, prossegue.

A sensação é compartilhada pelo relator da proposta do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo. “Em nenhum momento em encontrei resistência. Tinha divergências, mas eram sempre posições pelo aprimoramento do projeto”, pontuou. “Houve uma construção na qual todos tiveram a possibilidade de se sentirem abarcados, o que nos deu a oportunidade de ir aperfeiçoando até atingirmos o objetivo comum”, avalia.

Se tudo correr como deve, portanto, até 02 de outubro o Brasil passará a ter um novo – e ambicioso – marco legal sobre mobilidade de baixo carbono com incentivos para os vários segmentos da indústria de biocombustíveis. Não é exagero falar que o clima em Brasília é de entusiasmo. A temperatura pode ser medida pela reação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira após a aprovação final do PL. “Hoje o Brasil aprova o maior programa de descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade do planeta”, disse em nota.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR