ANP paralisa Etapa 2 de leilão de biodiesel
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fez jus ao aviso que havia publicado no último dia 24 de setembro e paralisou a rodada de oferta das usinas do 76º Leilão de Biodiesel bem no meio. A agência pretende avaliar as ofertas feitas pelas usinas antes de decidir se vai reduzir – ou não – a mistura obrigatória no último bimestre do ano. Um aviso foi publicado agora há pouco no website da agência.
A primeira rodada da Etapa 2 do processo aconteceu normalmente na manhã de hoje (05). As usinas participantes do L76 ofertaram um total de 1.208,2 mil m³. O volume é ligeiramente superior àquele com o qual os fabricantes haviam se comprometido nas reuniões mais recentes do Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Biodiesel (CMAB).
Nominalmente, essa oferta seria suficiente para atender à demanda do B12, embora com uma folga mínima. Não está claro que critérios serão adotados pelo governo para analisar a relação entre oferta e demanda no L76.
A ANP deverá anunciar a mistura no sexto bimestre e retornar o processo de negociação de biodiesel a partir do ponto em que parou. Dessa forma, as usinas poderão ajustar os preços de suas ofertas, mas não reduzir a quantidade de biodiesel que colocaram à venda.
Não há informação de quando o leilão será retomado.