PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Distribuição

Falta de biodiesel preocupa postos em Manaus


D24am - 04 out 2012 - 09:12 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
desabastecimento manaus_031012
Os postos de combustíveis de Manaus (AM) começam a sofrer com a falta de biodiesel. A única balsa que chegaria à capital carregada de B100 esta semana não deve mais chegar. A dificuldade no transporte do composto é a mesma que vem causando a falta de gasolina no Amazonas e em Roraima – a vazante do Rio Madeira por onde chegam as balsas carregadas de compostos que precisam ser adicionados aos combustíveis (etanol anidro e B100).

Apenas uma balsa tem chegado à Manaus por semana com o B100, devido à baixa do Madeira. A carga vem de Cuiabá (MT), agora em balsas próprias para o transporte de combustíveis, antes, a carga vinha em carretas que ficavam sobre as balsas.

O assunto é tratado com receio entre os empresários de Manaus. O gerente regional da Equador Petróleo, André Borges, disse que a informação é de que a refinaria estava com falta de diesel, mas não a ponto de comprometer o consumo. “Aconteceu na sexta-feira. É como se você tivesse pedido um, mas veio meio. Nos informaram que é porque estava acabando o mês”, afirmou.

O gerente-geral da rede VDL, Josmar Faria, confirmou que um dos postos ficou duas horas sem diesel.

Já o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcool e Gás Natural do Amazonas (Sindicam), Geraldo Dantas, disse desconhecer a falta de diesel em Manaus, ao menos por enquanto.

A situação preocupa os setores de transporte do Amazonas, já que o diesel corresponde a cerca de 90% do combustível consumido no segmento, segundo o Sindicato das Empresas de Agenciamento, Logística e Transportes Aéreos e Rodoviários de Cargas do Estado do Amazonas (Setcam). “Ainda não sentimos porque as distribuidoras nos dão prioridade por ser um serviço público, mas está havendo um boato sobre esse problema e nos preocupa, caso se confirme”, afirmou o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu Teixeira.

Tereza Teófilo
Adaptado por BiodieselBR.com