PUBLICIDADE
padrao padrao
Soja

Cepea: Atento a dólar e demanda, produtor se retrai e faz soja subir


BiodieselBR.com - 20 out 2025 - 10:11

Os preços domésticos da soja subiram cerca de 1,1% na semana entre os dias 13 e 17 de outubro – 42ª semana de 2025 –, aponta levantamento conduzido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esaq/USP. Essa é a segunda alta seguida nas cotações do grão. Somadas as valorizações das 2 últimas semanas, o acumulado passa dos 2,7%.

Essas altas devolvem, ao menos parcialmente, a queda de 4,9% – na média dos dois indicadores do Cepea – que havia sido registrada entre a 34S e a 40S

Nessa última semana, os preços subiram mais rápido no Porto de Paranaguá onde a saca de 60 kg do grão foi negociada por R$ 138,31 – 1,2% a mais do que na semana anterior. Já o indicador Cepea/Esalq Paraná teve alta inferior a 1,1% chegando a R$ 133,30 a saca.

Segundo nota divulgada pelo centro de estudos da USP, o impulso veio sobretudo da retração de produtores para vendas envolvendo grandes volumes com os sojicultores estão atentos à valorização do dólar frente ao real - de 2,2% desde o começo do mês - e a maior demanda externa sobre o produto brasileiro uma vez que a guerra comercial entre China e Estados Unidos fez com que Pequim congelasse as importações de grãos norte-americanos.

Um novo conjunto de tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos contra a China entra em vigor em novembro e que podem ampliar ainda mais as vendas do Brasil ao país asiático.

Essas fontes de pressão externa sobre os preços do mercado nacional tem sido – parcialmente – limitadas pela baixa nas contações da Bolsa de Chicago. Bem como pela perspectiva de que o Brasil vem com uma nova safra recorde no ciclo 2025/26 com a Conab projetando a colheita de 177,6 milhões de toneladas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do Cepea