PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Matérias-primas alternativas

Vietnã fabrica “biodiesel de peixe” desde 2008


BiodieselBR.com - 13 dez 2012 - 14:04 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
enerfish 131212
O projeto da PBio para a fabricação de biodiesel a partir de resíduos da indústria de pesca do Ceará pode não ser tão inédito quanto se pensava. Um projeto que segue mais ou menos nesses mesmos moldes está em andamento no Vietnã desde 2008.

Chamado Enerfish, o projeto consiste no aproveitamento de resíduos gerados pelas atividades das comunidades de pequenos pescadores localizadas no delta do Rio Mekong. Segundo dados disponíveis no website da iniciativa, a produção diária de pescado na região é de 120 toneladas com a geração de 80 toneladas de resíduos orgânicos que acabam descartados sem muito critério.

Como esse material possui teor médio de gordura de 22%, uma equipe de pesquisadores da União Europeia idealizou uma planta piloto capaz de produzir até 17 toneladas diárias de biodiesel. O combustível renovável é, então, usado para abastecer geradores que produzem 2,4 MW de eletricidade usados pelas comunidades beneficiadas no processamento e congelamento de seu pescado e em usos domésticos.

O projeto foi financiado com recursos da Comissão Europeia e é gerenciado pelo Centro de Pesquisa Técnica (VTT) da Finlândia. "A planta piloto de biodiesel é um bom exemplo de transferência de tecnologia da Europa para a Ásia ", disse Aulis Ranne , pesquisador sênior do VTT e coordenador técnico do Projeto Enerfish.

O plano é que a iniciativa se espalhe por outras comunidades dedicadas à pesca e aquicultura no sudeste da Ásia. 

PBio
O projeto da PBio no Ceará adote premissas bastante similares ao aproveitar resíduos gerados pelas atividades de pequenas comunidades de pescadores e aquicultores. O projeto brasileiro não é precisamente uma novidade, o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) vem trabalhando nessa ideia desde 2008. Há algumas semanas, o projeto ganhou um impulso adicional graças a um memorando de entendimento firmado entre a PBio e o Ministério da Pesca. 

De lá para cá, o Nutec lançou oficialmente o protótipo da Máquina Biopeixe – tecnologia desenvolvida para automatizar o processamento do óleo de peixe e sua conversão em biodiesel.

Durante uma audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizada em 29 de novembro, surgiu a informação de que a PBio pagaria até R$ 2 por litro de óleo de peixe.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com