PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Matérias-primas alternativas

Piscis investe no óleo de tilápia de olho no mercado de biodiesel


Assessoria Finep - 14 nov 2012 - 09:20 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
piscis biodiesel_peixe_141112
Um carro movido a peixe? Há quem aposte nessa ideia. A Petrobras e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram um memorando de entendimentos para ampliar os programas cooperativos com foco na produção de biodiesel a partir de matéria-prima residual do pescado. De olho nesse mercado, a cearense Piscis, criada com o apoio da Finep, vem investindo na produção de óleo a partir de vísceras de tilápia. Além de poder ser usado como base para a produção de biodiesel, o produto serve também como ração animal e ainda ajuda na solução de um problema ambiental.

Segundo o empreendedor e pesquisador André Siqueira, fundador da Piscis, o Ceará é o maior produtor de tilápia do Brasil, gerando cerca de 30 mil toneladas por ano, sendo aproximadamente 10% de vísceras. Atualmente, a empresa coleta cerca de 70 toneladas de vísceras por mês no entorno do Açude Castanhão, extraindo cerca de 1/3 desse volume de óleo destinado a ração animal. “Constituímos uma pequena empresa e geramos seis postos de trabalho diretos, porém o grande impacto da nossa atuação está relacionado com a mitigação do impacto ambiental causado pela deposição das vísceras de tilápia no meio ambiente, material poluente que não tinha destino adequado”, conta André.

A Piscis é incubada no Instituto Centec e desenvolveu um processo simples e de baixo custo. “Atualmente estamos aplicando recursos oriundos do PAPPE Integração – Finep/Funcap no desenvolvimento de processo de coleta e transporte das vísceras, que se estenderá até o próximo ano”, diz André. A melhoria no processo produtivo gerou um aumento do volume de coleta de vísceras, contribuindo para o fortalecimento da atividade aquícola no Ceará. “Geramos fonte de receita extra para os produtores com o pagamento pelas vísceras fornecidas e emitimos mensalmente uma nota fiscal de compra, que poderá ser utilizada pelos produtores para comprovação de destinação dos resíduos”, explica André, acrescentando que hoje a empresa beneficia diretamente mais de 250 produtores de peixes.

Este ano a Piscis ficou em terceiro lugar na etapa Nordeste do Prêmio Finep de Inovação, na categoria Inovação Sustentável. Em 2011, a empresa foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação da CNI na categoria Desenvolvimento Sustentável e foi reconhecida como empresa ecoeficiente durante o ICID, evento internacional sobre o Clima realizado em Fortaleza.

Para 2013, o foco é o biodiesel. “Dada a nossa expertise na atividade, entendemos que poderemos ser parceiros dessa iniciativa juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura e Petrobras”, afirma André. Outros projetos na pauta são as pesquisas sobre a extração de enzimas contidas nas vísceras de tilápia e sobre o aproveitamento das carcaças de peixes mortos durante o processo produtivo, que constitui outro problema ambiental enfrentado pelos aquicultores ainda sem solução. A partir daí serão obtidos insumos para geração de energia e produção de composto orgânico para agricultura.