PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Algas

[Video] Pesquisadores da Nasa desenvolvem sistema de cultivo de microalgas


BiodieselBR.com - 08 nov 2012 - 11:45 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
nasa omega_microalgas_081112
A Agência Espacial Americana (Nasa) está desenvolvendo seu próprio sistema para a produção de biocombustíveis. O projeto envolve o aproveitamento de efluentes urbanos como meio para o cultivo de microalgas com alto conteúdo de óleos que serão, por sua vez, servirão de matéria-prima na produção de biodiesel, bioquerosene de aviação (BioQAV) e uma série de outros insumos.

Bem à moda da agência, o projeto foi batizado com um acrônimo sugestivo. Nesse caso, ele se chama OMEGA que, por extenso, significa Offshore Membrane Enclosure for Growing Algae (algo como, Invólucro Membranoso Costeiro para o Cultivo de Algas). A ideia é matar muitos pássaros com uma mesma pedrada: purificar o esgoto urbano, impedir a emissão de gases do efeito estufa, produzir biomassa e, por fim, biocombustíveis e insumos químicos renováveis. Tudo isso sem competir por escassos recursos agrícolas ou hídricos.

O sistema bolado pelos engenheiros consiste em longos fileiras de bolsas feitos de um tipo especial de plástico transparente – os chamados fotobiorreatores – que ficarão flutuando na superfície do oceano. O esgoto urbano das grandes cidades litorâneas seria bombeado através desses tubos e alimentaria o crescimento das algas.

Um dos idealizadores do projeto, Jonathan Trent, recentemente foi um dos palestrantes no TED – um celebrado ciclo de conferências que aborda apenas temas de vanguarda nas áreas de tecnologia, entretenimento e design. Embora admita que ainda “há muito mais trabalho a ser feito para fazer o sistema funcionar de verdade”, o pesquisador defende que o modelo desenhado por ele e seus colegas tem potencial para se tornar a base de um sistema econômico integrado que somaria a produção de energia renovável com a limpeza dos efluentes urbanos e atividades de aquicultura.



Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com