PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Algas

Exxon corta financiamento para pesquisas com microalgas


BiodieselBR.com - 23 fev 2023 - 15:46

Depois de mais de uma década de insistência, US$ 350 milhões investidos e muita publicidade, a Exxon está finalizando seus projetos de desenvolvimento de microalgas. De acordo com uma reportagem publicada pela Bloomberg, nos últimos meses a petroleira norte-americana vem discretamente pondo fim numa série de parcerias que mantinha com empresas de biotecnologia e instituições de pesquisa que seguem trabalhando para viabilizar o uso de microalgas como matéria-prima para a produção de biocombustíveis.

A mais longeva e importante dessas parcerias era com a Viridos – empresa fundada em 2005 pelo pesquisador Craig Venter com o nome de Synthetic Genomics Inc (SGI). A parceria durava desde 2009 e previa investimentos de até US$ 600 milhões. 

Com o fim do financiamento da Exxon, a direção da Viridos cortou mais de metade de sua força de trabalho no final do ano passado. A empresa foi de 130 para 55 funcionários e precisou desativar tanques de cultivo experimentais que mantinha deserto da Califórnia.

O encerramento da parceria com a Viridos vem mesmo depois de avanços importantes. No começo de 2017, a empresa anunciou ter dobrado o teor de óleo presente nas variedades que vinham sendo aprimoradas. No ano seguinte, a Exxon anunciou o compromisso de produzir 10 mil barris de biocombustíveis de algas por dia até 2025.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR