PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Algas

Microalgas alimentadas com café produzem biodiesel


Agrolink - 22 nov 2022 - 09:17

A bebida preferida dos brasileiros, está sendo usada para um experimento um tanto quanto inusitado. Ou você acha normal, alimentar e cultivar microalgas com restos de café, como se não bastasse, produzir biodiesel a partir delas?

No Reino Unido, dois pesquisadores da Aston University, em Liverpool, fez com que algas fossem transformadas em combustível. O que chamou atenção foi o alimento utilizado para alimentá-las: restos de café. Atualmente, cerca de 98 milhões de xícaras de café são consumidas, diariamente, no Reino Unido. O que contribui para o descarte de uma enorme quantidade de borra de café.

No entanto, os pesquisadores descobriram que a borra de café usada fornece uma estrutura e nutrientes para a alimentação e desenvolvimento da microalga (Chlorella vulgaris sp.). Com o resultado, foi possível extrair biodiesel. O estudo “Aprimorando o ambiente de crescimento para microalgas anexadas para povoar a borra de café na produção de biodiesel”, foi publicado na revista científica Renewable and Sustainable Energy Reviews.

Posteriormente, os pesquisadores descobriram que as células de microalgas podem crescer no café restante sem precisar de outros nutrientes externos.

Iara Siqueira – Agrolink