PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
França

[Áudio] Contra poluição, França quer reduzir diesel em carros de passeio


BiodieselBR.com - 08 mar 2013 - 15:33 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
motores diesel_franca_080313
Para combater a poluição atmosférica, o governo francês quer criar incentivos para que a população troque os carros de passeio a diesel por outras tecnologias. Embora no Brasil os motores diesel ficam restritos à veículos de grande porto – como ônibus ou caminhões –, na França 60% dos veículos rodam com diesel, combustível que é considerado grande emissor de material particulado e outros poluentes atmosféricos perigosos para a saúde.

Embora, nos últimos anos, a tecnologia de motores tenha evoluído bastante e as emissões de poluentes tenham ficado até 80% menores ainda há uma grande frota de carros antigos ainda em circulação. O governo francês estima que os particulados causem 42 mil mortes prematuras por ano.

Mesmo os motores mais novos têm seus problemas. Segundo o presidente da Europe Qualité Expertise, Bruno Guibeaud, eles emitem mais óxido de nitrogênio (NOx) também danosos para a saúde. O especialista em poluição atmosférica da Universidade de São Paulo, Paulo Saldiva, também ressalta os malefícios do diesel.

Por isso, o governo francês quer estimular a troca dos carros a diesel por veículos que consumam outros combustíveis. A medida também é visa aumentar da arrecadação através da venda de gasolina que paga mais impostos.

Ouça o áudio completo:


Lúcia Müzell - RFI
Com adaptações BiodieselBR.com