PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Evento em Brasília vai debater papel do biodiesel na industrialização do interior


BiodieselBR.com - 22 mar 2024 - 17:48

Nessa próxima quarta-feira (27), a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) vai realizar em Brasília um seminário para que como objetivo discutir o potencial do setor de biodiesel para alavancar a industrialização em cidades do interior do Brasil. O evento chamado “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios” vai acontecer na sede do Ministério dos Transportes.

“A proposta do seminário é comprovar (...), com dados estatísticos, os reais benefícios de o Brasil investir na expansão do biodiesel nacional. Vamos mostrar casos concretos de municípios que passaram de uma situação complicada na economia local para um quadro de prosperidade”, afirma o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). Os dados foram coletados pela própria FPBio refletindo tanto a instalação das unidades produtoras de biodiesel quanto das redes de fornecedores, prestadores de serviços, cooperativas e agricultores familiares, que constituem a cadeia produtiva setorial.

Os números serão apresentados para um grupo de prefeitos que estará em Brasília, os ministros de Estado, parlamentares e empresários. Os ministros Alexandre Silveira (MME) e Carlos Fávaro (Agricultura) confirmaram presença.

Redução das desigualdades

Promover “a redução das desigualdades regionais’ tem sido um dos objetivos do programa brasileiro do biodiesel desde seu lançamento oficial em 2005 ainda no governo Lula 1. Nessas quase duas décadas de existência, foram instaladas usinas de biodiesel em mais de 50 cidades distribuídas por 15 estados brasileiros.

Segundo estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), no 3º trimestre do ano passado o setor empregava cerca de 2,3 pessoas no país.

Esses números têm tudo para continuar crescendo nos próximos anos. Além do aumento da mistura obrigatória de 12% para 14% que aconteceu este mês e do B15 que já está garantido para o ano que vem; está em tramitação o projeto de lei que cria o Programa Combustível do Futuro com estímulos para a indústria de biocombustíveis como um todo – incluindo a possibilidade de que a adição do biodiesel no diesel fóssil siga avançando até chegar a 25%.

Caminhões a B100

Evento terá como atração adicional a exibição de cinco caminhões movidos 100% a biodiesel de montadoras, como Scania e Volvo.

Os veículos estarão na área externa do Ministério dos Transportes, local do seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”.

“O fato é que o biodiesel é muito mais do que um biocombustível, que reduz a poluição. Ele é fonte de desenvolvimento, fomenta a industrialização no interior do país e incentiva a produção de energia limpa”, diz Alceu Moreira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com