PUBLICIDADE
wide_PRORROGADAS wide_PRORROGADAS
Negócio

Petróleo sobe com interrupções na produção por conta de furacão nos EUA


Valor Econômico - 13 set 2024 - 09:05

Os preços dos contratos futuros do petróleo encerraram a quinta-feira (12) em alta, estendendo a recuperação das perdas vistas no início desta semana, à medida que o furacão Francine, no Golfo do México, levou à paralisação da produção da commodity em refinarias, afetando o fornecimento.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em outubro fechou em alta de 2,47%, a US$ 68,97 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do petróleo tipo Brent para novembro avançou 1,88%, a US$ 71,97.

“Os riscos de oferta decorrentes do furacão Francine no Golfo do México, nos EUA, deram suporte ao mercado”, diz o ING, em nota.

Os estrategistas do banco destacam que, de acordo com o Bureau of Safety and Environmental Enforcement dos EUA, o furacão interrompeu a produção de petróleo em quase 675 mil barris por dia. “Isso é equivalente a 39% da produção do Golfo do México nos EUA”, pontua o ING.

Outro ponto observado hoje foi o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), que reduziu sua estimativa de crescimento da demanda para este ano para 903.000 barris por dia (b/d), em comparação com 970.000 b/d anteriormente.

“Os mercados de petróleo permaneceram, em grande parte, equilibrados este ano, com o déficit atual sendo, em grande parte, imposto pelos contínuos cortes de produção da Opep+”, diz Kenny Zhu, analista de pesquisa de renda da empresa de ETF Global X. ”Acreditamos que as perspectivas para 2025 permanecem obscuras em meio à confluência de fatores que impulsionam a volatilidade do petróleo e dependerão, em grande parte, de como o ambiente econômico se desenrolará no final do ano.”