AIE prevê desaceleração no crescimento da demanda de petróleo devido às vendas de VEs
A Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou na quinta-feira que prevê uma diminuição no crescimento da demanda global de petróleo para 650.000 barris por dia (bpd) durante o restante de 2025. Esta redução ocorre como resultado de desafios econômicos e vendas recordes de veículos elétricos (VEs).
A agência com sede em Paris observou que esta taxa projetada representa uma desaceleração em relação aos 990.000 bpd de crescimento da demanda registrados no primeiro trimestre deste ano, conforme detalhado em seu relatório do mercado de petróleo de maio. A AIE destacou que a crescente incerteza comercial provavelmente impactará a economia global e, consequentemente, a demanda por petróleo.
Em seu relatório, a AIE também ajustou sua previsão de crescimento médio da demanda para 2025 para 740.000 bpd, um aumento de 20.000 bpd em relação ao relatório anterior. Após isso, a agência prevê que o crescimento da oferta global terá uma média ligeiramente superior de 760.000 bpd em 2026.
A revisão para cima da previsão de crescimento da demanda para 2025 é atribuída ao maior crescimento econômico esperado e aos preços mais baixos do petróleo, que promovem o consumo. Isso deverá contrabalançar importações mais fracas de países em desenvolvimento, particularmente a Índia, explicou a agência.