PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Canola pode ajudar Brasil a "ser vanguarda mundial de energias renováveis"


. - 06 out 2011 - 09:33 - Última atualização em: 06 mar 2012 - 11:43

Representantes dos governos estadual e federal reiteraram a importância para o país da produção de biocombustível, extraído a partir de plantas como a canola. A área de cultivo de Canola vem crescendo anualmente em todos os principais estados produtores do Brasil. Nesta safra houve incremento de 41% em relação à safra passada, dos 41.976 ha cultivados em 2010 para 59.100 ha em 2011. No Rio Grande do Sul a área semeada aumentou 29%, passando de 25.960 ha para 33.500 ha. No Paraná houve o crescimento mais expressivo chegando a 79%, passando de 12.840 ha para 23.000 ha. Sendo que somente a BSBios fomentou o plantio de 25mil ha nesses estados.

O Presidente da Petrobras Biocombustível e Presidente do Conselho de Administração da BSBIOS Miguel Rossetto destaca a importância da cultura para o Biodiesel. "A canola é alternativa para a agricultura de inverno, uma opção de cultivo viável e rentável, garantindo neste período de poucas opções, segurança e retorno ao produtor" frisou.

O presidente relata que a agenda de biocombustíveis é definitiva em escala nacional e mundial e que o Brasil tem uma condição privilegiada em relação a sua capacidade de produção de energia e cada vez mais se torna uma potência energética. “A capacidade de se tornar potência alimentar e energética, cria condição para transformamos definitivamente, o Brasil, em uma grande nação. Com relação à potência energética, porque é capaz de produzir e abastecer a população brasileira e ainda gerar excedente para abastecer o mundo, que depende de oferta energética para rodar sua economia. O país também tem extraordinária oportunidade de preservar e ser a vanguarda mundial de energias renováveis. Etanol e biodiesel fazem parte definitiva da matriz de combustível do país”, enfatizou Rossetto.

Para o Diretor Presidente da BSBios e Presidente da Abrascanola Erasmo Carlos Battistella a indústria de Biodiesel reafirma o compromisso com a Canola. "A equipe técnica trabalha para aumentar área e produtividade de Canola no Estado. Neste ano nós estamos atingindo 25 mil hectares plantados, 15 mil ha fomentados pela unidade Passo Fundo (RS) e 10 mil ha pela unidade de Marialva (PR)," afirmou Battistella. Conforme o diretor a indústria também vai continuar trabalhando enquanto associação para envolver todos os elos da cadeia produtiva.

Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul Luiz Fernando Mainardi o movimento de fomento de Canola é muito importante. “Nós precisamos fomentar e desenvolver cada vez mais as culturas para fins energéticos como acontece com a Canola, com a fórmula que foi adotada nacionalmente, de industrializar a matéria-prima, agregando renda e não exportando o produto bruto, precisamos transformá-las aqui no Rio Grande do Sul, assim haverá retornos em benefícios para toda a comunidade”, salientou.

O coordenador de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) João da Silva Abreu Neto destacou a cadeia produtiva da Canola. “Hoje estamos reunidos aqui com representantes dos governos, agricultores, indústria, coopertativas, estudantes, universidade, pesquisadores, enfim todo um arranjo produtivo local e, é por isso que ela é importante, pois a cultura gera renda, emprego, tecnologia, entre outros. Enquanto Ministério estamos empenhados para aumentar a área plantada e produtividade da Canola”, ressaltou.

O diretor administrativo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, enumera outros quatro motivos para se investir na oleaginosa. “Na rotação de cultura, a canola melhora a produção das culturas sucessoras, como a do milho, favorece a apicultura, gera renda ao agricultor familiar e reduz a poluição através do biocombustível”, afirmou Zonin.

Produção Canola
Área plantada BSBIOS: 15 mil ha RS e SC e 10 mil ha no PR
Áreas atendidas: Norte, Nordeste e Noroeste do RS
Norte e Nordeste de SC
Centro Sul, Oeste e Norte do PR
São atendidos aproximadamente 100 municípios na Região Sul do país
Plantio: segunda quinzena de abril à final de maio
Produtividade: 1500 kg/ha – ou de 25 sacas/ha
Colheita: a partir da 2º quinzena de setembro e no mês de outubro



Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo

Tags: Canola